Serra oferece almoço em homenagem aos bolsistas

Evento aconteceu neste domingo, 8, nas dependências do Palácio da Boa Vista, em Campos do Jordão

dom, 08/07/2007 - 16h27 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e a primeira-dama Monica Serra ofereceram almoço de confraternização aos bolsistas do 38º Festival de Inverno de Campos do Jordão neste domingo, 8, nas dependências do Palácio da Boa Vista, residência oficial de campo do chefe do executivo paulista.

“O programa de bolsas é uma grande oportunidade para esses jovens. Aliás, a música, a arte, sempre é um caminho incrível para os jovens e os adolescentes. Para que eles se afirmem, ganhem mais confiança na vida, além de produzir coisas importantes”, disse o governador nos jardins do palácio.

No começo da tarde, o governador aproveitou os momentos de descontração para conferir o talento dos jovens ao piano. “É um show”, disse a chefe do cerimonial do governo do estado, Cláudia Matarazzo. Ela, o governador, o vice-governador Alberto Goldman, o secretário Estadual da Cultura, João Sayad, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, o secretário Estadual de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, o secretário Estadual de Comunicação, Hubert Alquéres, e o secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, acompanharam a execução de obras consagradas do repertório de música clássica.

Quem dá o tom de como funciona o programa de bolsas é o diretor artístico do festival, Roberto Minczuk. “Aprofundando ainda mais o foco na formação de jovens de grande talento, ilustres músicos internacionais compõem o corpo de artistas residentes, dando aulas e master classes para os talentosos bolsistas, que passam por um rígido processo de seleção, a exemplo do que acontece nos principais festivais dos Estados Unidos, Europa, Canadá e Japão”. 

Ao ser questionado sobre o fato do festival proporcionar a experiência de três semanas de intensa formação musical, Serra comentou: “É sem dúvida um ponto de encontro de aprendizado, desfrute e intercâmbio”.

O Estado de São Paulo tem o maior número de inscritos neste ano, 64; seguido do Rio de Janeiro, com 14. Do exterior, a Venezuela tem 23 inscritos; seguida dos Estados Unidos, com 9; do Chile, com 7; e da Argentina, com 6 alunos. O violino é o instrumento que concentra o maior número inscrições, 35; seguido de viola e violoncelo, ambos com 14; contrabaixo, com 11; e piano e percussão, com nove cada um. Os instrumentos de sopro reúnem 42 bolsistas. A classe de composição tem seis alunos e a de regência, tem cinco.Prêmio

O “Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho” concede desde 1996 uma bolsa de estudos para o exterior ao aluno brasileiro considerado mais talentoso. A escolha é feita ao final do evento, por professores e organizadores. O valor da bolsa é R$ 4 mil por mês durante um ano. O Festival faz ainda duas indicações para bolsas de estudos. Uma para o Festival Schloss Pommersfelden, na Alemanha e outra para o Festival de Attergau, na Áustria.

Manoel Schlindwein