Serra inspeciona obras da Linha 2-Verde do Metrô

Durante o evento foi realizada viagem-teste entre as estações Alto do Ipiranga e Sacomã

qua, 18/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inspecionaram nesta quarta-feira, 18, as obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, no trecho entre as estações Alto do Ipiranga e Sacomã. O evento ainda marcou a primeira viagem-teste de trem entre estas estações, ambas em fase final de construção. O trecho possui cerca de 900 metros de extensão, já conta com os equipamentos necessários para o tráfego de composições, já recebeu o terceiro trilho e a rede de 750 Volts – que promove a alimentação elétrica dos trens.

Parte importante do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, a ampliação da Linha 2-Verde está em estágio avançado e a Estação Sacomã tem 91,6% das obras civis concluídas. Com previsão de entrega para dezembro deste ano, essa estação deverá receber 79 mil usuários por dia e ampliar as conexões do transporte na Região Metropolitana de São Paulo, ao permitir o acesso à rede metroferroviária do usuário do Expresso Tiradentes, a partir do Terminal Sacomã.

Cerca de 4,3 mil funcionários trabalham diariamente na extensão da Linha 2-Verde. Na Estação Sacomã, os operários já iniciaram a instalação de itens de acabamento em pisos e paredes, além de revestimentos e elementos decorativos. “Esta estação tem uma novidade que é porta entre a plataforma e o trilho. Isso dará muito mais segurança para quem estiver esperando o trem. É uma novidade importante, esse primeiro trecho está muito em ordem, muito bacana”, declarou o governador José Serra.

A Estação Tamanduateí, próxima parada da Linha 2-Verde em direção à Zona Leste, conta com 49,2% das obras civis concluídas. Quando essa estação for inaugurada, no primeiro semestre de 2010, será concretizada nova conexão do Metrô com a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM, facilitando ainda mais o deslocamento dos usuários da Zona Leste de São Paulo e do ABC. Hoje, a Linha 10-Turquesa se liga ao Metrô por meio da Estação da Luz.

Na Estação Vila Prudente, ponto seguinte da Linha 2-Verde que também deve ser entregue no ano que vem, 77,8% das obras civis estão concluídas. Com a entrega dessa estação, o número de usuários transportados diariamente na Linha 2-Verde deverá saltar dos atuais 420 mil para 835 mil.

A partir desse ponto, será implantado um moderno sistema de monotrilho que vai interligar esses bairros a Cidade Tiradentes, atendendo a uma das regiões mais populosas de São Paulo e carente de serviços de transporte coletivo. “Tudo feito dentro dos padrões mais modernos. Também estamos trazendo trens novos, com notável acessibilidade, segurança, conforto e que vai reduzir o intervalo entre os trens por meio de novos sistemas com a modernização feita”, disse o governador.

A Linha 2-Verde do Metrô possui hoje 10,7 quilômetros em operação comercial (entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga) e faz conexão com a Linha 1-Azul, nas estações Paraíso e Ana Rosa. O primeiro trecho desse ramal do Metrô foi inaugurado em 1991, com o trajeto entre as estações Paraíso e Consolação.

Já entraram em operação neste ano sete novos trens nesta linha – composições mais modernas e confortáveis, com ar-condicionado e portas mais largas para facilitar o embarque e desembarque, todos os itens de acessibilidade, entre outros dispositivos. A Linha 2-Verde receberá com o Plano de Expansão 16 novos trens.

Expansão São Paulo

Até 2010, serão investidos R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário. O objetivo do Plano de Expansão é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 160 quilômetros são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam sete novos trens no Metrô e 12 na CPTM.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos