Serra inaugura sede de batalhão da PM em São João da Boa Vista

Na cerimônia de inauguração das novas instalações, o novo comandante do 24º Batalhão da PM do Interior foi empossado

sex, 20/04/2007 - 19h59 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou na tarde desta sexta-feira, 20, a nova sede do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em São João da Boa Vista. O novo batalhão vai atender 450 mil pessoas de 16 municípios da região. 

“Estamos dando muita força para nossa polícia, seja civil, militar ou científica. Estamos fazendo um trabalho de fortalecimento do nosso corpo policial porque sabemos que ele é um instrumento fundamental para nossa democracia. A democracia vai de mãos dadas com a segurança das pessoas”, disse o governador antes de descerrar a placa inaugural do novo prédio. 

Durante a cerimônia, o governador fez questão de ressaltar que a obra não se limita ao município, mas vai atender toda a região. “Estamos avançando na luta contra o crime”, enfatizou José Serra. As obras do novo batalhão tiveram início  em novembro de 2005 e foram concluídas em março deste ano. 

Até então a polícia estava instalada em um imóvel alugado. Para tanto, a corporação desembolsava mensalmente o valor de R$ 3.984,00. O novo prédio dispõe de dois pavimentos, com salas administrativas, vestiários, alojamentos e refeitório. O Tesouro do Estado destinou quase R$ 900 mil para a construção do prédio de 5.845 metros quadrados, gerando 48 empregos diretos nessa obra.  “Hoje o batalhão se estrutura, se organiza e, sem dúvida nenhuma, os benefícios serão muito grandes para São João”, resumiu Nelson Nicolau, prefeito de São João da Boa Vista. 

Organização e infraestrutura

O batalhão foi criado quando Nicolau era prefeito do município em 1979. Agora, quase 30 anos depois, a prefeitura doou o terreno para a construção de sua sede. “A nova sede proporcionará uma melhor organização que vai ajudar na eficiência do trabalho maravilhoso que as polícias civil e militar vêm desenvolvendo na nossa região”, disse Nelson Nicolau. 

O 24º Batalhão dispõe de 172 viaturas, 15 motos e duas bases móveis. Ao todo são 1.014 policiais na ativa. Destes, 589 são da polícia militar e 387 da polícia civil e 38 da SPTC (Superintendência da Polícia Técnico-Científica). 

A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual da Segurança, Ronaldo Marzagão, da Gestão Pública, Sidney Beraldo, da Comunicação, Hubert Alquéres, e o Secretário dos Transportes, Mauro Arce. Também compareceram os prefeitos de Moji Mirim, São José do Rio Pardo, Casa Branca, São Sebastião da Grama, Águas da Prata, Itapiratiba, entre demais autoridades. Na ocasião, o tenente coronel Dionésio do Amaral Martins assumiu o comando do Batalhão.

Manoel Schlindwein

Leia também:

Serra inaugura viaduto em São João da Boa Vista