Serra inaugura sala do comando de operações da Polícia Civil

Com o novo espaço, a polícia comandará operações em todo o Estado usando a internet e links de alta velocidade em regiões estratégicas

qui, 22/03/2007 - 16h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou, na manhã desta quinta, 22, no Bairro da Luz, região central da Capital, um espaço destinado ao gerenciamento de operações do comando da Polícia Civil. No mesmo prédio, Serra visitou a unidade da Delegacia Eletrônica, que permite ao cidadão de São Paulo, registrar boletins de ocorrência através da rede mundial de computadores.

Serra lembrou que o investimento feito pelo governo na construção e reforma das salas vai beneficiar diretamente o cotidiano da população. Ele informou que o objetivo com a ampliação da Delegacia Eletrônica é triplicar a capacidade de atendimento da unidade.

“O boletim registrado pela internet economiza tempo das pessoas e é bom para a polícia que passa a ter mais homens para combater o crime. Evitamos desta forma o trabalho burocrático”, observou. Outra vantagem apontada pelo governador é que o registro de ocorrências pela internet desafoga o atendimento nas delegacias de todo Estado.

A partir da sala de comando entregue pelo governador, os policiais civis poderão orientar as operações em regiões da Capital, Litoral e Interior por meio de equipamentos de telefonia, internet e links de alta velocidade montados em regiões estratégicas. O local também será usado pelo Departamento de Inteligência da Polícia paulista em vídeo-conferências e troca de informações com forças de segurança dos demais estados brasileiros.

O governador também explicou como será o funcionamento da sala de comando da Polícia. “Através desta sala poderão ser acessados dados sobre todas as pessoas. Isso tudo num plano nacional em um sistema criado no governo do presidente Fernando Henrique”, recordou o governador. Ele disse, ainda, que o novo espaço contribuirá para o aumento da capacidade investigação da polícia de São Paulo.

Serra anunciou também que os estados da região Sudeste inauguram ainda no primeiro semestre deste ano um Portal na internet com assuntos ligados a segurança pública.  A home terá informações sobre criminalidade em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Esse portal vai servir para integrar ainda mais as polícias”, avaliou Serra.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Marzagão, foram investidos no sistema de tecnologia da polícia cerca de R$ 35 milhões nos últimos dois anos. O valor inclui a informatização do banco de dados da polícia, compra de equipamentos e a digitalização do arquivo da Polícia Civil.

Delegacia Eletrônica

As novas instalações da Delegacia Eletrônica possuem 28 terminais divididos em 26 estações. Ao todo, são 44 policiais que trabalham em dois turnos. Eles recebem os boletins e entram em contato com as vítimas para verificação das informações.

A delegacia eletrônica atende ocorrências de furto de veículo, furto ou perda de documentos, celulares e também de casos relativos ao desaparecimento de pessoas. Para os demais tipos de crimes, a orientação é que a vítima procure um Distrito Policial.

Dados da Polícia Civil revelam que somente nos primeiros meses de 2007 foram registrados 46,4 mil boletins pelo sistema. Em 2006, mais de 186 mil ocorrências foram processadas pela Delegacia Eletrônica.

“A maioria das ocorrências está relacionada ao extravio de documentos. Ano a ano estamos percebendo um aumento significativo na procura pelos nossos serviços e a previsão para este anos é que cheguemos a 300 mil registros”, esclareceu a delegada Cristina Bonilha, responsável pelo gerenciamento da Delegacia Eletrônica. “Mais de 90% dos boletins relacionados à perda e furtos já têm sido registrados pela internet”, completou Cristina.

Cleber Mata