Serra inaugura passarela que homenageia Miguel Reale

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 26

qui, 26/07/2007 - 16h04 | Do Portal do Governo

No final da manhã desta quinta-feira, 26, o governador José Serra entregou aos paulistanos a Passarela Miguel Reale, ao lado da Estação Cidade Jardim da CPTM, na Capital. A obra foi erguida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e resultou de um convênio assinado entre Prefeitura, Governo do Estado e a Secretaria de Transportes Metropolitanos. “Esta é uma obra simples, bem feita, bonita, numa área chave na nossa cidade”, disse o governador, em breve discurso.

Foram investidos na obra R$ 2,071 milhões, um recurso proveniente do Tesouro do Estado. A mais nova passarela da cidade recebeu o nome do jurista Miguel Reale (1910 – 2006) em homenagem ao fundador da Sociedade Interamericana de Filosofia e, por duas vezes, Secretário de Justiça do Estado de São Paulo (1947 e 1963). Reale ocupou a cadeira de número 14 da Academia Brasileira de Letras.

História

Uma justa homenagem a uma figura cuja trajetória está intimamente ligada à história da cidade, destacou o governador José Serra. “Eu li as memórias do Miguel Reale e elas são as memórias de São Paulo”, afirmou.

Serra destacou uma característica em especial na pessoa de Miguel Reale: “Ele se manteve sempre lúcido, apesar da idade avançada”, contou o governador, que admitiu ser viciado nos artigos que eram publicados regularmente na grande imprensa pelo professor.

Para o prefeito Gilberto Kassab a homenagem é uma forma de os paulistanos terem Miguel Reale como referência em suas ações, tanto no campo moral como administrativo. “Quero cumprimentar o governador pela feliz idéia de homenagear o professor Miguel Reale”, disse Kassab.

O chefe do executivo paulistano lembrou que José Serra estava preocupado com a região da Cidade Jardim desde que era prefeito da Capital. Kassab aproveitou para lembrar que em poucos meses um dos mais belos parques da cidade será inaugurado nos arredores, o Parque do Povo.

Valores

Familiares do professor compareceram ao evento e recordaram suas ações. “A família agradece imensamente por esta linda homenagem. O professor Reale sempre lutou pelo empreendedorismo. Este governo, tanto o municipal como o estadual, mostra a veia do professor Reale”, disse Eduardo Reale, neto do homenageado. “Por aqui desfilam paulistanos agora inspirados pelos valores ético-culturais que sempre foram pregados por ele”, completou.

Diversas autoridades compareceram à inauguração. Dentre elas, o ex-ministro de relações exteriores Celso Lafer, o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o presidente da CPTM, Álvaro Armond, parentes de Miguel Reale, além de vereadores e subprefeitos da Capital.

Manoel Schlindwein

Leia também: