Serra inaugura oficialmente Etec de São Vicente

Unidade é a oitava escola técnica do Centro Paula Souza na Baixada Santista

qui, 18/12/2008 - 15h28 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 18, a Etec de São Vicente. A escola técnica do Centro Paula Souza é a oitava unidade da Baixada Santista e faz parte do plano de expansão para o ensino profissional.

A Etec de São Vicente iniciou as atividades no segundo semestre de 2008, com os cursos técnicos de Edificações e de Informática, nos períodos da tarde e da noite. O processo seletivo para o próximo semestre, realizado em 16 de novembro, trouxe uma novidade: a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas, no período da manhã.  A lista de classificação geral será divulgada nos dias 15 e 16 de janeiro de 2009.

“Essa Etec terá 720 matrículas quando estiver operando plenamente”, observou o governador.

Plano de expansão na Baixada Santista 

A ampliação do ensino profissionalizante no Estado é uma prioridade do Governo paulista. O governador ressaltou do alto índice de empregabilidade dos alunos que saem das Escolas Técnicas do Estado. “Quatro de cada cinco alunos que se formam têm trabalho imediatamente, portanto, vamos continuar com este investimento. Até 2012, teremos aumentado duas vezes e meia o número de alunos de escolas técnicas na Baixada. Vai ser a região onde mais intensamente se fez investimentos para preparar nossa juventude para o trabalho técnico”, afirmou.

Além da Etec de São Vicente, outras duas escolas já em funcionamento, nos municípios de Cubatão e Itanhaém, integram o plano de expansão para o ensino profissional da região da Baixada Santista, totalizando oito unidades.

O número de vagas oferecidas no Vestibulinho nessas Etecs, somado às da futura unidade de Peruíbe, para o 1º semestre de 2009 cresceu 90,16% na comparação com o mesmo período de 2007. Há dois anos, a região contou com 1.525 vagas em seis Etecs.

Hoje esse número passou para 2.900.

Sobre o Centro Paula Souza

As Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) são administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, e estão presentes em mais de 160 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes no Ensino Médio e Ensino Técnico, que formam profissionais para os setores industrial, agropecuário e de serviços. As Fatecs oferecem cursos superiores de tecnologia e contam com aproximadamente 28 mil alunos matriculados no segundo semestre de 2008.