Serra inaugura o 16º Poupatempo do Estado em Taubaté

Mais de 213 mil atendimentos mensais deverão ser realizados na região com a abertura da segunda Unidade do Vale do Paraíba

seg, 11/01/2010 - 9h37 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h)

O governador José  Serra inaugurou nesta segunda-feira, 11, o Poupatempo Taubaté, a 140 km da capital. Com 1.034m², este é o 5º Posto do Plano de Expansão do Programa Poupatempo entregue em pouco mais de um ano e meio e o segundo do Vale do Paraíba, que já era atendido pelo Poupatempo São José dos Campos. “Estamos inaugurando o Poupatempo que vai atender perto de 60 mil pessoas por mês e vem se somar ao Poupatempo de São José dos Campos. Vai cobrir todo o Vale do Paraíba. Essa é uma obra regional. Logo vamos também inaugurar um Poupatempo em Caraguatatuba, de forma que o pessoal do Litoral Norte não vai precisar subir até o vale para ser atendido. É mais um serviço de qualidade que a gente abre em Taubaté”, afirmou Serra.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador destacou outras obras na região. “Aqui em Taubaté teremos também um ambulatório médico de especialidades. O prefeito, que ficou encarregado da entrega do prédio, já tem o projeto executivo pronto. Nós estamos disponíveis para imediatamente tocar o projeto adiante. Estamos também concluindo a maior obra de saneamento do interior de São Paulo. São R$ 100 milhões no sistema de esgotamento sanitário que vai elevar o tratamento de esgoto de quase zero que é hoje para 100%”, disse José Serra. O governador destacou também a ampliação da Rede Lucy Montoro no Estado. Estão planejadas duas unidades no Vale do Paraíba – uma sem São José dos Campos e outra em Taubaté.

O posto

O novo Posto tem capacidade para 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais, e oferece mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), CDHU (Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco Nossa Caixa. “Mais de 640 mil habitantes de Taubaté e região terão ainda mais próximos os serviços do Poupatempo”, afirma o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.  

Com uma equipe de aproximadamente 85 funcionários, distribuídos entre servidores públicos, administração indireta, contratados e serviços de apoio, o Poupatempo Taubaté atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.  

O investimento total para a implantação e gestão da Unidade, cujas obras foram iniciadas em setembro de 2009, é de R$ 23 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período. 

“Com a abertura do Posto Taubaté, a capacidade de atendimento à região do Vale do Paraíba passará de 154 mil atendimentos mensais para mais de 213 mil”, informou o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Novas ferramentas de modernização 

A exemplo do Poupatempo Jundiaí, a unidade de Taubaté também abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do programa. O Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, estará instalado em 15 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego; também estão instalados os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito e o aviso do agendamento de serviços de RG e Atestado de Antecedentes Criminais através de mensagens de texto SMS.  

Expansão do Programa Poupatempo 

Com a inauguração do Poupatempo Taubaté, o Programa passa a contar com 16 Postos Fixos. Cinco deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí e Taubaté) foram entregues em um ano e meio e fazem parte do Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Caraguatatuba, Tatuí, Botucatu, Cotia, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar (região sul) e Lapa (região oeste), ambas na capital paulista.  

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos cinco primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 118 mil.  

Programa Poupatempo

O Poupatempo é  um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 12 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, o programa prestou mais de 240 milhões de serviços.  

Serviço 
Poupatempo Taubaté
Endereço: Av. Bandeirantes, 808 – Jd. Maria Augusta – Taubaté – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br 

Da Secretaria de Gestão Pública