Serra inaugura novas instalações da Etec de Palmital

Estado investiu cerca de R$ 150 mil em mobiliário e equipamentos na unidade

seg, 18/01/2010 - 13h35 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 19h20)

O governador José Serra inaugurou nesta segunda-feira, 18, as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital, região de Marília. A nova unidade, que funciona desde agosto de 2009, possui, entre outros ambientes, 9 salas de aula, 5 laboratórios (3 de informática, 1 de enfermagem e outro de química), biblioteca, anfiteatro e 6 salas administrativas. O prédio foi construído pela prefeitura da cidade e o governo estadual investiu cerca de R$ 150 mil em mobiliário e equipamentos. 

“Essa Etec primeiro vai ganhar muito volume, hoje são 500 alunos, e ela vai ter 720 a partir do ano que vem, na medida em que as turmas vão se multiplicando. Além do mais, ela vai ter Ensino Médio, a gente sabe que o melhor é aquele do Centro Paula Souza, dado nas Etecs. É o melhor Ensino Médio público do Brasil”, disse o governador José Serra.

A Etec, que integra o Plano de Expansão para a Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual, iniciou suas atividades como classe descentralizada, em 2005, numa parceria com a Prefeitura, oferecendo três cursos técnicos: Administração, Enfermagem e Informática. Em junho de 2007, com a assinatura de seu decreto de criação, a unidade passou a ser a 13ª escola técnica na Região de Marília.

O Vestibulinho para o primeiro semestre de 2010 trouxe como novidade a oferta do Ensino Médio no período da manhã, além da implantação do técnico de Secretariado e Assessoria na modalidade semipresencial.

Com a proposta de ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, o Governo de São Paulo promoveu o convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando a expansão do ensino profissional. Para o primeiro semestre de 2010, foram oferecidas 320 vagas na região, distribuídas entre os municípios de Marília, Ourinhos e Tupã.

“É uma chance de ouro para os jovens porque, por exemplo, eu entrei no segundo colegial e já pude entrar na Etec. Então, você já sai do terceiro colegial com um diploma de curso técnico, já podendo exercer a profissão”, explicou Fábio Luchetti, estudante de 16 anos que cursa administração.

“Na minha visão, a Etec significa um ensino de qualidade e acho que isso faz a imagem dela ter um bom impacto para nós, alunos. A qualidade de ensino daqui é muito boa, é uma ótima oportunidade para estar desenvolvendo as habilidades”, contou o estudante de informática, William da Costa Chimura, também de 16 anos.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas.

As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.

Do Centro Paula Souza