Serra inaugura duas pontes do Complexo Anhangüera

Investimento total será de R$ 410 milhões; obras beneficiarão cerca de 100 mil veículos por dia

qua, 06/05/2009 - 12h32 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário dos Transportes, Mauro Arce, inauguraram nesta quarta-feira, dia 6, duas pontes do Complexo Anhangüera: a que liga a Marginal do Tietê sentido Castelo/Dutra à Via Anhanguera e a que liga o Bairro da Lapa à Via Anhangüera. “Onde antes havia um elevado nós vamos ter sete. Esta é a síntese desta obra que ataca, talvez, o ponto de pior congestionamento em São Paulo em matéria de engarrafamento”, disse Serra na entrega das pontes. As duas obras beneficiarão diretamente cerca de 100 mil veículos que passam diariamente pela ligação, que é uma das mais importantes da zona oeste da capital

Também presente ao evento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância da obra para a cidade. “Após o governo Serra nós vamos ter uma avaliação do ponto de vista da infraestrutura viária, que era uma no início do seu mandato e será outra, completamente diferente, ao final de seu governo”, declarou.

O acesso da Via Anhangüera com a cidade de São Paulo é feito, atualmente, pela Ponte Atílio Fontana no cruzamento entre a Marginal Tietê e a Via Anhanguera (SP-330). “Eu me lembro que isso já era problemático quando eu ia dar aula na Unicamp”, relembrou o governador. A ponte também é a principal via de acesso de inúmeros distritos e bairros dos municípios de São Paulo: Osasco, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar.

A primeira ponte, que liga o Bairro da Lapa à Via Anhangüera, tem 596 metros de extensão, 3 faixas de tráfego e estimativa de 60 mil veículos/dia. A segunda ponte liga a Marginal do Tietê sentido Castelo/Dutra à Via Anhanguera, tem 524 metros de extensão, 2 faixas de tráfego e um volume esperado de 25 mil veículos/dia. Na sua construção das duas pontes foram gerados 800 empregos diretos.

O Complexo
As obras do Complexo Anhangüera foram iniciadas em abril de 2007 e têm previsão de conclusão para abril de 2010. A Autoban, concessionária que opera o sistema Anhangüera-Bandeirantes, está investindo nessas obras R$ 410 milhões, oriundos da arrecadação dos pedágios. Também estão previstas no Complexo Anhangüera as seguintes obras:

 Nova ponte da Rodovia Anhangüera para a Marginal Tietê (sentido Dutra) – 260 metros de extensão
 Nova viaduto da Rodovia Anhangüera para a Marginal Tietê (sentido Castelo Branco) – 315 metros de extensão
 Melhorias nas margens esquerda e direita do Rio Tietê sob a Ponte Atílio Fontana
 Melhorias no viário do Bairro Anastácio
 Viadutos junto à rede da CPTM
 Viaduto da Lapa para a Marginal Tietê (sentido Dutra)
 Prolongamento e recuperação da Ponte Atílio Fontana

A concessão
O Sistema Anhangüera-Bandeirantes foi concedido em maio de 1998, dentro da 1ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Desde então, a concessionária Autoban já investiu R$ 3,1 bilhões na ampliação, modernização, manutenção e operação das duas rodovias, que formam um dos principais corredores rodoviários do Estado. São obras como o prolongamento de 77 quilômetros da Rodovia dos Bandeirantes, um marco da engenharia rodoviária no país e a implantação de 76 dispositivos de acesso e/ou retorno, pontes e viadutos.

O Programa de Concessões
O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias estaduais divididos em 12 lotes rodoviários. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam R$ 15,5 bilhões. São recursos destinados às obras de ampliação e à modernização de esquemas operacionais que fizeram destas as melhores rodovias do país, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes. O principal resultado são viagens mais seguras – o índice de mortos nas rodovias concedidas está 40,5% menor com relação ao ano 2000.
Diante deste cenário, o Governo do Estado de São Paulo iniciou, em 2007, a 2ª Etapa do Programa. Foram selecionados seis corredores rodoviários, totalizando 1.747 quilômetros de rodovias que receberão R$ 7,5 bilhões em investimentos.