Serra inaugura bicicletário do Metrô

Abrigo gratuito tem capacidade para até 100 bicicletas e está localizado na estação Guilhermina-Esperança da Linha 3 - Vermelha do Metrô, zona leste d

sáb, 21/04/2007 - 16h24 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou no final da manhã deste sábado, 21, o bicicletário da estação Guilhermina-Esperança da Linha 3 – Vermelha do Metrô, na zona leste da capital paulista. O abrigo gratuito tem capacidade para até 100 bicicletas. Os principais beneficiados serão os usuários do sistema que moram nas imediações. Além da economia com passagens, os ciclistas deixarão de perder tempo no trânsito e ajudarão a combater a poluição na cidade.

“Esta é uma obra pequena, mas seminal e significativa”, disse o governador José Serra durante o discurso de inauguração. Ele fazia referência ao fato de que em breve mais 30 estações da rede ganharão bicicletários – a CPTM já conta com 10. “Portanto, este é apenas o começo do começo”, sublinhou.

O bicicletário está instalado em espaço coberto, no lado sul da estação e funcionará diariamente das 6h às 21h, inclusive domingos e feriados. Ciclistas interessados em usar o novo serviço deverão apresentar documento de identificação com foto para cadastro imediato. Como em um guarda-volumes, o funcionário dará ao ciclista um comprovante numerado, igual ao que ficará em sua bicicleta. Na retirada, por medida de segurança, será exigida a apresentação deste cartão e de um documento. O governador lembrou aos usuários que deverão levar cadeados ou correntes para guardarem as bicicletas.

O ciclismo é um meio de transporte que não polui e ajuda no combate ao aquecimento global. O mesmo vale para o metrô: a queima de combustível é muito menor nos trens do que nos automóveis. “Bicicleta não polui nada, este bicicletário é uma contribuição ao ambiente”, resumiu Serra.

“Quando o cidadão anda de carro, ele consome 13 quilowatts/hora por pessoa durante o deslocamento. Quando anda de metrô, ele consome 0,5 quilowatts/hora. Então, tirar uma pessoa do carro e fazê-la utilizar o metrô significa economizar 26 vezes a quantidade de energia. Isso é uma contribuição brutal”, explicou o presidente do Metrô, José Luiz Portella.

O bicicletário da estação Guilhermina-Esperança fica no número 800 da rua Astorga. Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com o Metrô através do número 0800 770 77 22. As ligações são gratuitas.

Manoel Schlindwein