Serra inaugura a 14ª unidade do Casa do Estado

Unidade terá capacidade para atender 56 menores – 40 em medida de internação e 16 em internação provisória.

sex, 02/03/2007 - 21h36 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou na tarde desta sexta-feira, 2, na Estância Turística de Atibaia, norte do Estado, a 14ª unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente (Casa) no Estado, que terá capacidade para atender 56 menores – 40 em medida de internação e 16 em internação provisória.

O governo de São Paulo aplicou na construção do prédio R$ 3,2 milhões. Segundo a Fundação Casa, unidade passou por uma vistoria do Poder Judiciário e receberá os primeiros internos na próxima semana.

O projeto arquitetônico similar a uma escola foi desenvolvido com objetivo de permitir que internos tenham atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes. “A arquitetura da unidade não é opressiva. Tem naturalmente as condições de segurança que são indispensáveis, mas tudo foi bem planejado”, elogiou Serra.

O prédio é composto por três pavimentos: o primeiro formado por salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes, o segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes e o terceiro e último pavimento tem uma quadra poliesportiva coberta com espaço para banho de sol.

Durante discurso, Serra frisou que o governo estadual manterá a política de descentralização de unidades. O maior beneficiado com essa medida, segundo ele, são as famílias que permanecem mais próximas dos internos. Outra vantagem na avaliação do governador com as pequenas unidades é o aumento do aproveitamento pedagógico do interno. “As pequenas unidades permitem atendimento personalizado ao jovem infrator. Isso é fundamental para que ele possa ser recuperado”, completou.

Serra destacou também as dificuldades encontradas pelo Estado na assinatura de convênios com municípios que evitam ceder terrenos para construção das unidades. “Eu sei que não é algo agradável, mas é uma realidade que tem que ser enfrentada. Quem ganha uma eleição deve responder aos desafios que a realidade impõe. Aliás, é por isso que somos eleitos”, ponderou.

Ainda em seu discurso, o governador disse que a meta é ampliar as unidades de ETE´s (Escolas Técnicas Estaduais) e de Fatec´s (Faculdades de Tecnologia). “Vamos dar um grande salto com a multiplicação de Escolas Técnicas que atende os jovens na idade mais crítica. O nosso objetivo é também melhorar a qualidade no ensino médio na rede estadual de ensino”, concluiu Serra.

A informação da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, é que somente em 2007, pelo menos outras 20 unidades sejam inauguradas em vários municípios. Berenice afirmou que o projeto pedagógico implantado nas unidades tem contribuído para reduzir o número de internos. Ele reiterou que pela primeira vez na história, a Fundação Casa registra superávit do número de vagas que chega 1,6 mil.

A unidade de Atibaia contará com um quadro de profissionais composto por psicólogos, agentes de segurança, agentes educacionais, assistentes sociais, auxiliares administrativos, enfermeiras da Fundação Casa e da Ong Casulo – entidade responsável pelo gerenciamento da unidade.

Visita

Outro ato do governador Serra em Atibaia foi visitar o Centro de Convenções e Eventos da cidade, construído com recursos do orçamento estadual liberados pelo Dade (Departamento de Apoio as Estâncias Turísticas). No local, ele assistiu a uma apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade e da fanfarra municipal seis vezes campeã nacional.

Cleber Mata