Serra inaugura 1º hospital do país com atendimento exclusivo para homens

Unidade vai funcionar no novo prédio construído no Hospital Brigadeiro, na região central da capital paulista

seg, 14/04/2008 - 16h27 | Do Portal do Governo

(atualizada às 18h15)

São Paulo ganhou o primeiro hospital do país com atendimento voltado exclusivamente para a saúde do homem. Nesta segunda-feira, 14 de abril, o governador José Serra inaugurou o Centro de Referência da Saúde do Homem, que vai funcionar no novo prédio construído no Hospital Brigadeiro, na região central da capital paulista.

“Esse hospital vai tratar principalmente das questões que envolvem a próstata. O câncer na próstata é a segunda causa de mortalidade por câncer no Brasil, só ultrapassado pelo câncer nas vias respiratórias. Estamos criando um centro de referência, com equipamentos de última geração, com 36 médicos especialistas, muito bem preparados”, anunciou o governador José Serra após visitar o interior do hospital e descerrar a placa inaugural ao lado do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Serra disse que o novo hospital não vai se limitar apenas ao atendimento dos pacientes que o procurarem, mas se tornará um centro de referência estadual. “Ele vai ajudar a desenvolver o atendimento dos problemas de próstata em todo o Estado de São Paulo, porque ele vai fixar padrões, referências e metodologias que permitam um atendimento mais rápido e um índice de resolutividade bastante mais elevado”, explicou.

“Cada sala de consultório médico tem um ultra-som. Então o médico está examinando e já deita o paciente e dá uma olhada no tamanho da próstata”, observou Serra numa referência à agilidade pretendida com o novo centro. “É a idéia da resolutividade, de não ficar enrolado, que é o que muitas vezes acontece no sistema de saúde. Com isso, o diagnóstico precoce vai ficar infinitamente mais barato”, completou.

O governador disse ainda que, com a implantação e o desenvolvimento da unidade, outras poderão ser criadas em todo o Estado. A primeira delas deve ser instalada no Hospital do Ipiranga, na zona sul da capital paulista.

Durante discurso, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, aproveitou para lembrar que a criação do hospital surgiu no começo do ano passado. “O Estado já tinha um centro de saúde da mulher e achamos que já estava na hora de montarmos um serviço modelo que pudesse ser o precursor de uma série de atividades para preservar a saúde do homem”, declarou.

“A idéia inovadora e altamente necessária só foi possível de ser colocada em prática pelos grandes investimentos feitos pela atual administração do Estado de São Paulo em obras, equipamentos com tecnologia de ponta e contratação de recursos humanos de reconhecida capacidade através de concurso público”, disse o diretor do Hospital Brigadeiro, João Carlos Vicente de Carvalho.

A unidade

O Centro de Referência da Saúde do Homem ocupa um andar inteiro e está incluído na reforma completa pela qual passa o Hospital Brigadeiro. O investimento total nas obras ultrapassou R$ 18,2 milhões.

O novo modelo de atendimento reúne especialidades médicas voltadas à saúde masculina, como andrologia, patologias da próstata e urologia, além de núcleos de alta resultabilidade (check-up). Também conta com um núcleo de ensino e pesquisa, que terá palestras e cursos abertos ao público. A unidade, que contará um total de 24 médicos, tem capacidade para realizar 36 mil consultas por ano.

Na área de andrologia os pacientes contarão com três setores: sexualidade, que abordará a questão com adolescentes, adultos e idosos, além de problemas de ereção; esterilidade, que também terá programas de paternidade e vasectomia; e trans-sexo, que atenderá trans-sexuais e também terá programas de amparo psico-emocional, orientação legal e cirúrgica.

O departamento de patologias da próstata será dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).

Já na área de urologia o Centro contará com profissionais de nefrourologia (hipertensão renovascular e transplante renal), endocrinourologia, neurourulogia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica.

Cíntia Cury e Manoel Schlindwein com informações da secretaria da Saúde

C.M.