Serra faz balanço da visita de Bento XVI

Visita do papa Bento XVI ao Brasil foi um sucesso, avalia governador José Serra.

dom, 13/05/2007 - 15h53 | Do Portal do Governo

Depois de cinco dias de intensa movimentação pelo estado de São Paulo, o papa Bento XVI retorna para o Vaticano neste domingo, 13. Após acompanhar a missa de abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, o governador José Serra fez uma avaliação da visita do líder máximo da igreja católica ao país.

“O balanço que eu faço é que foi muito bom. É uma passagem muito significativa para o Brasil e para São Paulo. Ele trouxe a sua palavra, a palavra de Cristo, que vai contribuir muito para o desenvolvimento espiritual e social de nosso país”, disse José Serra no final desta manhã em Aparecida.

Para o governador, um dos aspectos mais importantes a destacar é o clima de paz e tranqüilidade que marcou todos os eventos da agenda do sumo pontífice. “Nesse sentido estão de parabéns as forças de segurança de São Paulo, as forças de segurança do governo federal, do município de São Paulo e dos municípios de Aparecida e de Guaratinguetá”.

Um efetivo superior a 20 mil homens foi mobilizado ao longo dos cinco dias de visita. A tropa – cerca de 27% dos 93 mil policiais militares existentes no Estado – prestou suporte ao exército brasileiro e à Polícia Federal, responsáveis diretos pela segurança do pontífice.

Quem também ganhou elogios do governador foi a população paulista. “Gostaria de sublinhar a extraordinária competência da organização de toda esta viagem e a cooperação da população. Nem aconteceram os problemas de trânsito que se anteviam porque a população soube se adaptar a essa situação”.

Serra ainda destacou o ambiente da celebração deste domingo. “A visita teve a paz que o papa trouxe, que ele encarna, haja vista a missa de hoje, a céu aberto. Um clima tranqüilo, de meditação e solidariedade”, disse.

Mensagem

O governador José Serra tem certeza de que Bento XVI deixou seu recado aos fiéis brasileiros. “Sem dúvida nenhuma ele vai renovar a vocação que a Igreja tem para a obediência dentro da moral cristã, para ética dentro da sociedade. Eu não tenho dúvida que ele representou um impulso nessa direção”, disse o governador.

“É uma viagem para a  pregação da moral cristã, que é o que tem de mais profundo e sólido na Igreja Católica”, resumiu o governador ao final da missa na praça em frente ao Santuário Nacional de Aparecida. Ele acompanhou a celebração ao lado do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein

Leia Mais:

Bento XVI abre conferência de bispos