Serra entrega quatro trens reformados da CPTM

Evento aconteceu na Estação Brás - Praça Agente Cícero, na Capital

ter, 18/12/2007 - 10h31 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h26

O governador José Serra entregou nesta terça-feira, 18,quatro trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que passaram por reformas. Três deles são da Linha F (Brás-Calmon Viana) e o outro trem é da Linha A (Luz-Francisco Morato). O evento aconteceu na Estação Brás, na Capital.

“Essas composições que entregamos hoje completamente reformadas eram trens em péssimo estado de conservação e que agora estão em melhores condições para atender  toda a população”, afirmou o governador José Serra. A frota vai beneficiar 500 mil passageiros que usam os trens diariamente (140 mil na Linha F e 365 mil na Linha A).

A reforma garantiu aos trens que retornam à operação condições de conforto, segurança e confiabilidade, com a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes. Aos poucos, todos os trens da Linha F passarão pela remodelação: seis já foram, hoje o governo entregou mais três e até fevereiro serão mais quatro.

 “É uma importantíssima ação do governador José Serra. Inquestionavelmente, ao longo do tempo, vamos ter uma melhora muito grande no conforto e no sistema de transporte aqui na cidade de São Paulo”, disse o prefeito da capital, Gilberto Kassab, que acompanhou o governador Serra e o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Mais conforto e segurança

A reforma das composições contempla itens de acessibilidade como estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma e implantação de  sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. Os serviços incluem ainda, a modernização do manipulador de tração e frenagem, que agora é um componente único, facilitando a operação do maquinista.

Além disso, as portas ganharam sistema mecânico/pneumático e travamento, impedindo a sua abertura indevida. Os trens receberam pintura nas partes externas e internas dos carros, substituição dos bancos e janelas e a instalação de um novo piso, com revestimento de borracha.

Prazos

O governador José Serra disse que o estado tem feito investimentos em curto, médio e longo prazo no setor de transportes públicos. “Vamos investir mais de R$ 7 bilhões até 2010, comprando 99 composições, que são, isso sim, as medidas fundamentais para a melhora tanto do Metrô quanto do transporte da CPTM”, observou Serra. Somados os investimentos no Metrô, CPTM e EMTU, através do Plano de Expansão da Secretaria de Transportes Metropolitanos, o governo do estado deve aplicar cerca de R$ 16 bilhões nos próximos três anos.

Serra aproveitou a cerimônia para lembrar à população que o intervalo entre os trens das linhas da CPTM diminuiu. “É importante observar que o intervalo médio dos trens foi encurtado em 20%, ou seja, entre a passagem de um trem e o seguinte o tempo diminuiu um quinto. Em todas as linhas da CPTM, na média, o intervalo entre os trens têm diminuído”, reforçou Serra.

Novos trens

O próximo sábado, 22, foi o dia escolhido para a entrega do primeiro trem de um lote de 12 que a CPTM está adquirindo para a Linha C. Até junho de 2008 serão entregues 12 novos trens – serão 45 até 2010. A idéia é transformar o serviço da CPTM em um Metrô de superfície.

Manoel Schlindwein com Secretaria dos Transportes Metropolitanos