Serra entrega prédio para unidade da Polícia Militar em Osasco

Responsável pela região central e sul do município, Batalhão patrulha área com 438 mil pessoas

ter, 17/11/2009 - 16h55 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h50

O governador José Serra participou nesta terça-feira, 17, da solenidade de inauguração do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em Osasco, na Grande São Paulo. A unidade é responsável pelo patrulhamento das regiões central e sul do município, abrangendo uma área de 43 quilômetros quadrados, com aproximadamente 438 mil habitantes.

Originário da então Polícia Marítima do Porto de Santos criada em 1892, o 14º Batalhão foi transferido para São Paulo em 1973 e, no ano seguinte, para Osasco. Construída em um terreno doado pela prefeitura, a nova sede tem 959,36 metros de área construída e conta com setor administrativo, alojamentos e refeitórios para oficiais e praças. “[O batalhão] cobre uma área crítica dentro do Estado. É um efetivo superior a 500 homens e mulheres e tem o empenho que tem toda Polícia Militar do Estado em garantir à população o mínimo de condições de vida pelo lado da segurança”, disse Serra. As obras, iniciadas em outubro de 2005, foram concluídas em setembro último.

Com efetivo de 571 pessoas e 96 viaturas, o batalhão realiza rondas ostensivas com apoio de motos, força tática, radiopatrulha, patrulhamento escolar, comunitário e com cães, além do Programa de Policiamento Inteligente (PPI). A iniciativa identifica áreas de maior criminalidade e destaca policiais, viaturas, bases e recursos para enfrentar e prevenir o homicídio. As viaturas do policiamento preventivo seguem um roteiro elaborado a partir de um banco de dados sobre a criminalidade – como por exemplo horário, local, dia da semana e perfil dos autores de homicídios. “Estamos aumentando o policiamento ostensivo na cidade. Neste ano nós já adquirimos 35 viaturas para a região”, disse o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

Condecoração

A cerimônia marcou também a entrega da Medalha do Centenário da unidade para 40 pessoas que se destacaram pelos serviços prestados à região Oeste da Grande São Paulo, à comunidade osasquense e à Polícia Militar do Estado.

A solenidade contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, do prefeito de Osasco, Emídio de Souza, do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Álvaro Camilo, do comandante do policiamento metropolitano, coronel PM Admir Gervásio Moreira e do comandante do CPA/M-8, coronel PM Helio Verza Filho e do comandante do 14º BPM/M, tenente-coronel PM João Ricieri Folguieri.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo