Serra entrega pacote de melhorias para o Parque Villa-Lobos

Circuito das Árvores e nova sede da Companhia da Polícia Militar fazem parte do pacote de ações entregue no Dia da Árvore

seg, 21/09/2009 - 11h33 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h11)

O governador José Serra entregou, nesta segunda-feira, 21, uma série de melhorias no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital. O Dia da Árvore foi escolhido para marcar o início do plantio de 8.400 mudas de espécies nativas brasileiras, a inauguração do Circuito das Árvores, uma passarela elevada para contemplação do local, e a nova sede da Companhia da Polícia Militar, instalada dentro do parque. Também estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Batistella, e da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto.

O investimento do Estado nas obras do Parque totaliza R$ 9 milhões. “É um bom recurso para melhorar o acolhimento das pessoas no Parque e a ampliação da área verde no município”, explicou o governador durante a entrega. Só no Circuito das Árvores, foram aplicados R$ 70 mil. “Aqui tem 28 mil árvores e vamos plantar mais 8,4 mil. Isso realmente vai mudar a cara do Parque”, completou.

As ações de hoje finalizam o projeto paisagístico original do Villa-Lobos. Entre 1992 e 1994, foi realizada a primeira etapa do projeto no parque, que antes era um depósito de entulho e material dragado do Rio Pinheiros, com o plantio de 12 mil árvores. A partir de 2004, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) plantou mais 13 mil árvores, levando em conta os critérios das resoluções quanto à diversidade de espécies para plantios de reflorestamento heterogêneo em áreas degradadas. Com o plantio de hoje, o Parque passa a contar com aproximadamente 37 mil árvores.

A iniciativa é resultado de um termo de recuperação ambiental assinado entre a empresa CCR – Autoban e a SMA por conta das obras do Complexo Anhanguera, que vão ampliar e reformular o tráfego de veículos desde a Ponte Atílio Fontana, na Marginal Tietê, em São Paulo, até o km 19 da Via Anhanguera, na região de Osasco. As primeiras mudas são da espécie pau-brasil. As novas espécies, que incluem a palmeira juçara, ameaçada de extinção, ajudam a finalizar o projeto paisagístico do parque.

O plantio será feito de duas maneiras. A primeira inclui a criação de um novo bosque de espécies nativas, utilizando 760 mudas com altura entre 2 e 3 metros e a manutenção durante um período de seis meses. A outra prevê o enriquecimento nos bosques de espécies nativas já existentes no parque, utilizando 7.644 mudas. A manutenção dos plantios deverá ser realizada por um período de 12 meses.

Natureza nas alturas

O Circuito das Árvores é uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120 metros, possibilitando a observação da fauna e da flora dos bosques do parque. A estrutura é feita de madeira de reflorestamento cedida pela Estação Experimental de Itapetininga, ligada ao Instituto Florestal (IF) e projetada para não impactar a vegetação do local. Foram usados 50 metros cúbicos de eucalipto na construção da passarela. Algumas das espécies de árvores e aves mais recorrentes estão identificadas ao longo do caminho, que possui acesso ás pessoas com deficiência.

A inauguração do Circuito das Árvores faz parte de um pacote de intervenções no Villa-Lobos. Até meados de 2010 o parque também contará com o “Ouvillas”, área onde as pessoas poderão sentar e relaxar em taludes e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos, o Orquidário Ruth Cardoso, o Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA) e uma nova sede administrativa.

Exemplo de acessibilidade

O Parque Villa-Lobos foi um dos primeiros da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com deficiência. A grande área plana e os caminhos praticamente nivelados tornam mais fácil o deslocamento de pessoas. Para os cegos, por exemplo, o parque dispõe de sinalização tátil, implantada sob a orientação da Fundação Dorina Nowill, entidade que desenvolve trabalhos para atender esse segmento da população. Alguns dos brinquedos de madeira nos parquinhos também foram elaborados para garantir a acessibilidade, como a gangorra adaptada. O Villa-Lobos também conta com um telefone público para surdos.

O conjunto de ações é saudado pela secretária estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella. “Prestigiamos as iniciativas para demonstrar o aplauso do público com deficiência à preocupação constante e crescente do Governo de São Paulo com a efetiva inclusão dessas pessoas, que também têm direito ao esporte e ao lazer, como todo cidadão do Estado”.

A inauguração do Circuito das Árvores não poderia ocorrer em melhor ocasião: hoje é celebrado mais um aniversário do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Instituída em 1982, a data é um pleito pela conscientização da sociedade sobre as necessidades, principalmente de inclusão, do segmento. Uma das reivindicações mais antigas é pela acessibilidade da pessoa com deficiência aos bens e serviços públicos disponíveis nos municípios.

Nova sede da PM

A 1ª Cia. do 23º Batalhão da Polícia Militar estava desde 1999 no Parque Villa-Lobos em local provisório, nas instalações do antigo canteiro de obras. A atual gestão da Secretaria do Meio Ambiente viabilizou, com recursos do parque (oriundos da contrapartida do Cirque Du Soleil) e da Secretaria de Segurança Pública, uma nova sede permanente para o efetivo de 160 homens da Polícia Militar. O espaço de 425 metros quadrados está localizado entre as duas entradas principais da Av. Prof. Fonseca Rodrigues e possui salas para atendimento, cozinha, vestiário e até um minianfiteatro. A Polícia Militar é responsável pela segurança e atendimento do Villa-Lobos e dos bairros de Pinheiros e Alto de Pinheiros.

Saiba Mais

O Parque Villa-Lobos é um dos poucos espaços públicos de São Paulo que consegue unir lazer, bem-estar, cultura e consciência ambiental. Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região oeste da capital, o parque é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade. O parque abrange uma área de 732 mil metros quadrados, possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground”, concha acústica para shows e concertos e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para pessoas com deficiência e lanchonete.

Estima-se que durante a semana cerca de 3 mil a 5 mil pessoas passem a cada dia pelo parque. Aos sábados recebe cerca de 20 mil usuários e, aos domingos, 30 mil. A grande atração do parque é o espaço livre – a maior parte dele pavimentado – onde os freqüentadores podem correr e andar de bicicleta.

Itesp também comemora o Dia da Árvore 

Em comemoração ao Dia da Árvore, os técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e moradores do assentamento Horto Tremembé Conquista, localizado no município de Tremembé, na região de Taubaté, plantaram 500 mudas de árvores nativas nesta segunda-feira, 21. 

O plantio faz parte do Projeto Junção Ambiental de Desenvolvimento Ecológico e Educacional (JADEE), idealizado pela filha de um assentado e concretizado pela Fundação Itesp, que buscou parcerias para dar viabilidade à ideia. A meta, a longo prazo, é plantar 200 mil mudas nos 250 mil hectares do assentamento. 

O assentamento Horto Tremembé ‘Conquista’ atende a mais de 100 famílias. O projeto JADEE contribuirá para o desenvolvimento adequado, ecologicamente viável e economicamente justo para a comunidade local. As árvores que serão plantadas ajudarão na recuperação da capacidade hídrica da bacia do Rio Una, importante afluente do Rio Paraíba, além de contribuir para interromper o ciclo de assoreamento. 

Outras ações 

Todos os escritórios do Itesp desenvolveram algum tipo de atividade para marcar a data. No Assentamento Anhumas, no município de Castilho (região noroeste do Estado), por exemplo, foram plantadas 20 árvores nativas, doadas pela CESP. No Pontal do Paranapanema, as crianças da Escola Municipal na Cidade de Primavera e do Assentamento Nova Pontal também plantaram árvores. Na sede do Itesp, em São Paulo, nesta segunda e terça-feira, serão realizadas palestras e exibidos vídeos.  

Da Secretaria do Meio Ambiente e do Itesp