Serra entrega Etec de Poá

A partir de 2010, será oferecido Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã

seg, 05/10/2009 - 11h25 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h30)

O governador José Serra entregou oficialmente nesta segunda-feira, 5, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Poá, na Região Metropolitana de São Paulo, implantada no segundo semestre de 2009. “É um ensino que vira emprego. Os alunos têm 16, 17, 18 anos – a maioria é aqui da região – e estão fazendo o Ensino Médio, portanto vão adquirir uma profissão e um rendimento mesmo antes de ingressarem na universidade”, afirmou Serra.

A Etec de Poá iniciou as suas atividades com três cursos técnicos: Administração, Informática e Informática para Internet. No Vestibulinho para o segundo semestre deste ano, 1.129 candidatos disputaram as 200 vagas oferecidas. O curso de Administração, no período noturno, foi o mais concorrido, com 10,28 candidatos por vaga. A partir de 2010, será oferecido Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã. 

O valor do investimento inicial do Estado na Etec em mobiliário e equipamentos é de cerca de R$ 500 mil. Coube à Prefeitura de Poá a construção do prédio, que possui seis salas de aula, sete laboratórios (química, gestão, física e quatro de informática), e biblioteca, entre outros ambientes. “Isso significa abrir oportunidades para os jovens por um lado e, por outro, ajudar o desenvolvimento da região da Grande São Paulo e do Estado de São Paulo e, portanto, do Brasil”, declarou o governador.

Das quatro Etecs localizadas nos municípios na Região do Alto Tietê, três – Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano – integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual. “Nós estamos promovendo uma enorme expansão do ensino técnico e tecnológico. É a quarta Etec que eu inauguro aqui na região do Alto Tietê – Fatecs já foram três”, disse o governador. Durante o evento, José Serra anunciou a implantação de uma Etec no município de Arujá.

Vestibulinho 2010 

As inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2010 foram abertas nesta segunda-feira, 5. O prazo final para se inscrever é dia 26 de outubro. O exame será realizado no dia 29 de novembro. O processo seletivo vai oferecer 64.009 vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse total, 54.589 vagas são destinadas às 166 Etecs e 25 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). 

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 8.760 vagas para cursos técnicos em 94 escolas estaduais e 660 em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs. O próximo Vestibulinho vai oferecer também 18.643 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 16.843 vagas. Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 82.652 vagas. 

Do Centro Paula Souza