Serra entrega Etec de Cidade Tiradentes

Até 2010, está prevista a implantação de mais 21 unidades na capital

ter, 01/09/2009 - 10h14 | Do Portal do Governo

(atualizado 13h50)

O governador José Serra – dando continuidade ao plano de expansão do ensino técnico e tecnológico em todo o Estado – entrega oficialmente nesta terça-feira, 1º, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cidade Tiradentes, na zona leste da capital. A unidade garante à população novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho com os cursos gratuitos e de qualidade comprovada. “Essa escola técnica significa duas coisas basicamente: abrir oportunidade para os nossos jovens, para a juventude que precisa de emprego; e emprego que hoje exige qualificação”, afirmou o governador.

A escola oferece, desde o primeiro semestre de 2009, Ensino Médio e quatro cursos Técnicos: Administração, Contabilidade, Logística e Segurança do Trabalho. No processo seletivo para o segundo semestre desse ano, 1.309 inscritos disputaram as 160 vagas. O curso mais procurado foi o de Segurança do Trabalho, à noite, com 12,58 candidatos por vaga. Em 2010, a Etec ganhará o curso técnico de Nutrição e Dietética.

A prefeitura da capital cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec. São 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, biblioteca e área de exposição, entre outros ambientes. O valor do investimento no imóvel superou R$ 8 milhões. O governo do Estado investiu R$ 350 mil em mobiliários e equipamentos.

Durante a cerimônia, o governador José Serra falou sobre os investimentos do Estado na cidade Tiradentes, como o hospital, as AMA’s (Assistência Médica Ambulatorial) e as escolas estaduais. “Estamos avançando. Estamos integrando o bairro à cidade. É a prefeitura e o Estado trabalhando juntos”, disse. O governador também citou o Expresso Tiradentes que vai interligar os bairros da Vila Prudente e Cidade Tiradentes. Os trens trafegarão em via elevada e cada composição terá capacidade para 1 mil passageiros. Nessa modalidade de metrô leve sobre pneus, o usuário fará um trajeto que hoje leva duas horas em 50 minutos. “A implantação do Expresso Tiradentes vai mudar definitivamente a fisionomia do bairro”, declarou.

Plano de Expansão

Hoje, a cidade de São Paulo possui 26 Escolas Técnicas, com mais de 28 mil alunos matriculados. Além da capital, outras cidades da região metropolitana têm 15 Etecs com mais de 16 mil estudantes.

Num plano de expansão inédito, o Estado vai criar, ao todo, 100 mil novas matrículas até o fim de 2010. Para garantir esse crescimento, devem ser abertas 33,5 mil novas vagas.  Até o segundo semestre de 2009, foram oferecidas 25.338 vagas, cumprindo 75,6% da meta estipulada. “Até 2010 serão 47 Etecs na cidade de São Paulo. Estamos mais que triplicando o número de escolas técnicas. Isso é construir o futuro e é isso o que estamos fazendo aqui e em todo o Estado”, disse o governador José Serra.

No Ensino Tecnológico, o governo vai dobrar o número de Fatecs até 2010 – serão 52 unidades (eram 26 em 2006). Hoje, são 47 Fatecs em funcionamento, ou seja, 90,38% da meta foi atingida em dois anos e meio.

Qualidade

O Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs, terá um índice para medir seu desempenho no ensino: o Idetec (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo). O indicador vai avaliar a qualidade de ensino oferecida pelas 162 Etecs e 47 Fatecs paulistas e levará em conta critérios como taxa de conclusão de curso e empregabilidade dos formados.

O Idetec também será usado para definir o pagamento de bonificação por resultado aos professores e funcionários a partir de 2010. Quanto mais alunos uma unidade do Centro Paula Souza conseguir colocar no mercado de trabalho, por exemplo, melhor será sua avaliação e maior a bonificação. Trata-se de uma estratégia para melhorar a qualidade dessa modalidade de ensino, que já é alta – 93% dos alunos das Fatecs estão empregados um ano depois de formados. O índice é de 77% para os alunos das Etecs. A avaliação de empregabilidade é feita desde 1999 pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza.

“Será fundamental para melhorar ainda mais o ensino profissional em São Paulo”, afirma o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva. Cada unidade receberá uma meta para os próximos dez anos e terá de se organizar para cumpri-la, submetendo-se a avaliações anuais. “As escolas vão ter de ficar mais atentas e vão ter de enfatizar o planejamento”, completa Silva.

Metade do desempenho será medida a partir de uma pesquisa de satisfação feita com todos os funcionários, professores e alunos. A outra metade será mensurada por critérios como índice de produtividade (relação entre alunos que ingressam e alunos que efetivamente se formam) e empregabilidade um ano após a conclusão do curso, além de indicadores externos. Para as Etecs, será considerado também o resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso das Fatecs, valerá o tempo de reconhecimento de seus cursos pelo Conselho Estadual de Educação.

As unidades serão divididas em grupos para avaliação de acordo com tamanho e tempo de existência. Cada grupo terá uma Etec ou Fatec com melhor desempenho, que será referência para as demais. Além da meta por unidade, cada profissional será avaliado individualmente pela assiduidade.

Campeãs do Enem

As Etecs estão entre as melhores escolas do país, conforme comprovou, pelo quarto ano seguido, o Enem de 2008. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Etecs. A Escola Técnica de São Paulo foi a 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, foi a primeira. No ranking nacional, foi a 2ª entre as estaduais.

Entre as 40 melhores colocadas no Estado (públicas e privadas), duas são Etecs – ETEC São Paulo e ETEC Getúlio Vargas, ambas na capital. Considerada apenas a capital, as duas estão entre as 20 melhores.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 160 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 32 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Do Centro Paula Souza