Serra entrega equipamentos para fiscalização de mananciais

Entrega faz parte das compensações ambientais previstas nas obras do trecho Sul do Rodoanel, maior obra rodoviária em andamento no País

seg, 18/05/2009 - 9h42 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h20

O governador José Serra e o Secretário dos Transportes, Mauro Arce, entregaram nesta segunda-feira, 18, 47 equipamentos para intensificar a fiscalização das áreas de proteção aos mananciais e revitalização das áreas sem ocupação.
 
Os equipamentos, no valor de R$ 5,5 milhões, serão destinados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo e Polícia Militar Ambiental. Eles são apenas parte das compensações ambientais previstas nas obras de implantação do trecho sul Rodoanel. “De fato as obras do Rodoanel estão entre as mais bem cuidadas que foram e estão sendo feitas em nosso País. Para se ter uma idéia, do custo total desse trecho da obra, que é de aproximadamente R$ 4,2 bilhões, R$ 500 milhões,ou seja um oitavo, está sendo gasto em questões ambientais”, observou o governador no Yacht Club Santo Amaro, na capital.
 
No total são 31 veículos de patrulha rural, oito motos de 660cc, uma embarcação de 25 pés e duas lanchas de 17 pés, além de carretas para transportar motos e barcos, 20 câmeras fotográficas digitais e 20 aparelhos de GPS.  Inicialmente eles devem ficar sob a responsabilidade da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental da capital.

Com um contingente especializado de 2.200 homens, distribuído em quatro batalhões no Estado, a Polícia Ambiental desempenha, entre outros, a atribuição legal de prevenir e reprimir os delitos contra o meio ambiente. A atividade básica está direcionada à proteção de florestas e demais vegetações; fauna, especialmente combatendo o tráfico de animais; recursos pesqueiros; poluição; destinação de resíduos sólidos; enfim, qualquer dano ambiental.

Proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultural

Para a implantação do Trecho Sul foi adotado um dos projetos mais avançados do mundo em termos de preservação do meio ambiente.São 26 programas ambientais, voltados para a preservação da flora, da fauna e do patrimônio arqueológico, histórico e cultural, de apoio à proteção e recuperação de mananciais, de monitoramento da qualidade da água, do ar e de ruídos e de atendimento a emergências ambientais durante a construção. Também serão criadas unidades de preservação e parques ao longo do traçado.

O Programa de Reflorestamento, que promove o plantio de mudas de espécies nativas em mais de 1.000 hectares, contemplou ainda a criação de viveiros de mudas em todos os municípios impactados, onde são ministrados pelo Instituto de Botânica cursos de coletas de sementes.

Durante o evento de entrega dos equipamentos, o secretário do Meio Ambiente Francisco Graziano entregou ao governador um Relatório Ambiental do Rodoanel. A secretaria apresentou 116 condicionantes ambientais para a execução do trecho Sul. “Até agora foram realizadas 27 vistorias ambientais nessa obra e do total, 72% das condicionantes já foram cumpridas”, disse.

Serra também enfatizou os cuidados ambientais previstos. “Foram suprimidos 212 hectares em função das obras do trecho Sul do Rodoanel, enquanto a compensação foi feita com 3.335 hectares, seja com o plantio de novas árvores, implantação de parques lineares ou parques urbanos”, afirmou.

O Trecho Sul

Com 61,4 quilômetros de extensão é a maior obra rodoviária em andamento no país. Quando concluída, interligará o interior do Estado de São Paulo às rodovias Imigrantes, Anchieta e à interligação da Avenida Papa João XXIII, no município de Mauá.

Iniciada em 28 de maio de 2007, a obra está até agora 75% concluída e a previsão de término é março de 2010. O custo do empreendimento como um todo – construção da rodovia, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais – é R$ 4 bilhões, sendo 2/3 custeados pelo Estado e 1/3 pela União.

Os marcos mais importantes da obra alcançados até agora foram a construção da ponte sobre a Represa Guarapiranga, uma das pontes sobre a Represa Billings e o trevo da Rodovia Régis Bittencourt. No total, serão 136 obras de arte entre pontes, viadutos e acessos.

O trecho Sul do Rodoanel associado ao trecho Oeste, já concluído, terá particularmente, a importante função de canalizar o tráfego originário do interior do estado para o Porto de Santos sem a necessidade de utilizar o sistema viário urbano de São Paulo. O percurso, que atualmente é feito em 2h30 pelas marginais e avenida dos Bandeirantes, será feito em 50 minutos pelos trechos oeste e sul do Rodoanel. O trecho Sul trará os seguintes benefícios diretos: redução de 43% do volume de veículos de carga na avenida dos Bandeirantes e 47% na Marginal Pinheiros e melhoria da qualidade do ar em 6% na região metropolitana.

O Rodoanel

Os 170 km do Rodoanel farão a interligação das 10 mais importantes rodovias do Estado, retirando do interior da Região Metropolitana a maior parte dos veículos pesados, aliviando os congestionamentos principalmente nas Marginais Tietê e Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Juntas Provisórias, Av. Salim Farah Maluf e Av. Anhaia Melo.

O Rodoanel tem como principal objetivo ordenar o tráfego de passagem além de hierarquizar a entrada dos caminhões para o centro da região metropolitana. É dividido em quatro etapas:

Trecho Oeste – Em operação desde outubro de 2002, tem 32 quilômetros de extensão e liga as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes e Anhaguera. Tem uma movimentação diária de 220 mil veículos/dia, sendo operado pela concessionária Rodoanel-CCR.

Trecho Leste – Terá cerca de 43,5 km, fazendo a ligação entre o Trecho Sul do Rodoanel, desde a Av. Papa João XXIII, em Mauá e a rodovia Presidente Dutra, em Arujá. O traçado percorre seis municípios: Mauá, Ribeirão Pires, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Arujá.

Atualmente encontra-se em execução o projeto básico, sendo aguardada a obtenção da Licença Ambiental para o final do primeiro semestre de 2009. Por determinação da Secretaria do Meio Ambiente, serão realizadas sete audiências públicas, entre junho e julho, nos munícipios impactados pela obra. A previsão de início das obras é para o final de 2009.

Trecho Norte – Atualmente encontra-se em desenvolvimento o estudo de modelagem econômica para em seguida dar início a execução do projeto básico e dos estudos ambientais.

Da Secretaria dos Transportes