Serra entrega em Dracena 19ºAME

São 18 consultórios médicos para atender 207 mil habitantes da região

sex, 21/08/2009 - 10h41 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h)

O governador José Serra entregou nesta sexta-feira, 21, em Dracena, o 19º Ambulatório Médico de Especialidades do Estado. Estas unidades de saúde são conhecidas por acabar com as filas dos hospitais das regiões onde são instaladas.

Para estabelecer o AME em Dracena foram liberados R$ 4,1 milhões aplicados em obras físicas, aquisição de equipamentos e mobiliário. Apenas neste ano o Governo está liberando R$ 7 milhões para custeio do AME – o montante será maior nos anos seguintes.“Nesta região mais ampla, ainda haverá um AME em Presidente Prudente e outro em Teodoro Sampaio”, destacou o governador, observando que o primeiro deverá ser entregue até o final deste ano e o segundo em 2010.

O AME de Dracena conta com especialistas em cirurgia geral, vascular, dermatologia, oftalmologia e ortopedia. Para melhor atender os pacientes, o corpo clínico tem também à disposição duas salas de curativos, duas de enfermagem, duas de procedimentos, uma para medicação e outra para repouso.

São 18 consultórios médicos para atender 207 mil habitantes de Dracena e outros 15 municípios do Noroeste Paulista. A infraestrutura montada pelo Governo do Estado permite a realização de mais de 12 mil consultas médicas, quatro mil sessões de fisioterapia e 34 mil exames por mês. “O objetivo dos ambulatórios é oferecer um serviço de qualidade e com a agilidade necessária para o rápido diagnóstico do paciente, ampliando suas chances de cura”, explica o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A unidade conta com audiômetro e impedanciômetro (ambos para análise do sistema auditivo), cardiotocógrafo (para exames de pré-natal), esteira ergométrica, eletrocardiógrafo, eletroencefalógrafo, mamógrafo e colposcópio. Há ainda um espirômetro (para avaliação pulmonar), aparelhos de radiologia, de urodinâmica e dois ultrassons, sendo um deles um ecocardiógrafo.

Em operação desde julho, o AME atua em parceria com a OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Dracenae e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.