Serra entrega certificados do Acessa Escola a 1.320 alunos

Estudantes concluíram etapa de estágio como agentes de inclusão do programa

qui, 10/12/2009 - 13h25 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta quinta-feira, 10, no Palácio dos Bandeirantes, 1.320 certificados a alunos do Ensino Médio que concluíram seu estágio como agentes de inclusão do Programa Acessa Escola na capital.  Desde sua implantação em agosto do ano passado, foram capacitados 6.298 estagiários, sendo 2.740 só na capital. Para o ano que vem, cerca de três mil novos estagiários ingressarão no Programa em substituição aos alunos que estão terminando o Ensino Médio. Outros 5.500 irão para as escolas que estão no plano de expansão do Acesso Escola para o interior.

Para estagiar no Programa Acessa Escola, os estudantes devem estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio e se inscrever no processo seletivo, que consiste em uma prova que avaliará os conhecimentos do candidato em língua portuguesa, matemática, informática e internet. Os aprovados farão contrato de estágio de 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. “Nós abrimos as escolas e as salas para funcionarem, inclusive, o dia inteiro. Pusemos como professores, como monitores, os alunos do Ensino Médio que fizeram estágio de três semestres. Até agora nós formamos mais de seis mil alunos do Ensino Médio em todo o Estado e este programa vai continuar, inclusive se expandindo muito mais no ano que vem”, afirmou José Serra.

Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. Dividida em 3 turnos a carga horária de trabalho é de quatro horas diárias: das 8h às 12h, das 12h às 16h ou  das 16h às 20h. Além de capacitação na área de informática, o Programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sérgio da Silva Nobreza, localizada no Jardim Ipanema, na zona leste de São Paulo, Ezequiel Garcia de Oliveira foi estagiário do Acessa Escola desde o início do programa, em agosto de 2008. Nesse um ano e meio, ele concluiu os três módulos de capacitação e atuou como estagiário  na sala de informática da escola onde estuda. Chegou inclusive a desenvolver um projeto próprio, no qual ensinava informática básica a alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. “Foi uma ótima experiência. Se pudesse repetiria tudo de novo. Vou sentir saudades”, comenta o adolescente de 17 anos. “Participar do Acessa Escola me acrescentou bastante. Sem dúvida me sinto mais preparado para o mercado de trabalho”, salientou o estudante.

“O Programa Acessa Escola não só oferece acesso à internet de qualidade, com conexão de banda larga, como também prevê formação profissional para os estudantes interessados em atuar como estagiários nas salas de informática, capacitação que será grande valia para a entrada desses jovens no mercado de trabalho”, afirmou o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Sobre o Programa Acessa Escola

O Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria da Educação, iniciado em agosto de 2008, com objetivo de transformar as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. Incialmente foi implantado em escolas da capital, depois na grande São Paulo e agora se encontra em expansão no interior. Atualmente, mais de 1.400 escolas em todo o Estado oferecem essas salas de informática, equipadas com mais de 25 mil computadores conectados por banda larga, que já contabilizaram mais de três milhões de acessos. A previsão é que até 2010 todas as escolas com Ensino Médio Regular do Estado de São Paulo (3.547) contem com salas do Acessa Escola em pleno funcionamento, com cerca de 64 mil computadores instalados.

O Programa prevê ainda a capacitação profissional de alunos para atuarem como estagiários nessas salas de informática. A capacitação é presencial, com formação online complementar, e compreende três módulos. 

Ainda nesta quinta-feira, o governador José Serra lançou um guia de bolso sobre Políticas Públicas da Juventude, material que reúne dados sobre estudo, trabalho, lazer, bem-estar e programas de Governo. Saiba mais em:

Serra lança Guia de Políticas Públicas da Juventude

Da Secretaria da Educação