Serra entrega certificado de formação pedagógica a professores

Cerimônia foi realizada no Memorial da América Latina neste sábado

sáb, 06/09/2008 - 14h38 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h45

O governador José Serra participou, neste sábado, 6, da cerimônia de entrega dos certificados aos cerca de 1.200 professores que concluíram o Programa Especial de Formação Pedagógica para as disciplinas do Ensino Profissional Técnico (o antigo Esquema 1) ministrado pelo Centro Paula Souza. Os diplomas foram entregues no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, na zona oeste da capital.

O objetivo do curso é fornecer ao professor graduado a licenciatura, titulação fundamental para o exercício do magistério. Com duração de 540 horas/aula, foi ministrado entre setembro de 2007 e agosto de 2008, em São Paulo e em 13 cidades do interior do Estado. 

Serra destacou que a qualidade do ensino técnico e tecnológico depende do que acontece dentro da sala de aula, da capacidade, boa vontade e compromisso dos professores. Por isso convocou os professores a emancipar o Estado nas matérias técnica e tecnológica. “São Paulo depende de vocês”, disse.

Expansão do Ensino Técnico e Tecnológico

O governador destacou o esforço do Governo do Estado para a expansão do Ensino Técnico e Tecnológico em São Paulo.A meta é dobrar o número de Fatecs até 2010, subindo de 26 faculdades de tecnologia para mais de 52. “Já temos 45. Estamos quase cumprindo a meta nos dos primeiros anos de Governo”, afirmou Serra.

Já as Escolas Técnicas (Etecs) devem ganhar 100 mil vagas, que se somarão às 70 mil já existentes há dois anos, totalizando 170 mil vagas no ensino técnico.

As vagas de Ensino Médio dentro do Centro Paula Souza também estão sendo ampliadas. Em janeiro de 2007, Serra encontrou 20 mil alunos de Ensino Médio nas unidades do Centro Paula Souza. Até 2010, esse número deve chegar a 70 mil. “O Ensino Médio do Paula Souza é o melhor ensino público do Estado e um dos melhores do Brasil”, ressaltou.

Cíntia Cury