Serra entrega 368 moradias da CDHU em Atibaia

Mais de 90% das famílias beneficiadas recebem até três salários mínimos

sex, 23/10/2009 - 9h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário estadual da Habitação, Lair Krähenbühl, entregaram nesta sexta-feira, 23, as chaves da casa própria para 368 famílias de Atibaia, na região de Campinas. As novas casas estão divididas em dois empreendimentos – Atibaia D1 e Atibaia D2 – ambos localizados na Avenida Desembargador Felipe Pugliesi, s/nº (continuação da Av. João Sabariego), no Jardim Cerejeiras. Ao todo, a CDHU investiu R$ 19,5 milhões na construção dos conjuntos.

No conjunto Atibaia D1, foram construídos 140 sobrados, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 48,43 m² de área construída. Os seus futuros moradores viviam em favelas e áreas de risco e participaram da construção dos imóveis. “Estamos aqui dando uma nova oportunidade de vida para essas famílias, que agora vão melhorar seu patrimônio e sua dignidade”, disse o governador José Serra. Já no Atibaia D2, as construções são mistas, 186 sobrados e 42 casas térreas, que variam de 45,31 e 48,43m². As unidades possuem dois dormitórios, sala cozinha e banheiro.

Os dois empreendimentos contemplam o novo padrão de construção da CDHU e têm aquecedor solar, piso cerâmico em toda a casa e azulejos na cozinha e banheiro. Na parte externa, a área de serviço foi coberta. Para execução deste empreendimento, a CDHU contratou uma empresa, por meio de licitação, para realizar as obras em terreno doado pela prefeitura. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público. “Tivemos a cooperação da prefeitura na organização de todo esse processo e é um exemplo aqui do que foi feito e tem sido feito no Estado de São Paulo”, declarou Serra, anunciando também que aguarda a prefeitura viabilizar um imóvel para iniciar a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade.

Política habitacional

Os programas habitacionais da CDHU são destinados a famílias com rendimentos entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Devem morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não podem ser proprietários de imóvel, nem possuir financiamento habitacional.

O prazo para quitar o financiamento do imóvel é de até 25 anos e as prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. O valor da menor mensalidade será de R$ 69,75, para quem recebe um salário mínimo. Quem ganha até três salários desembolsará no máximo 15% da remuneração. Em Atibaia, 91% das famílias beneficiadas estão nessa faixa salarial.

Em Atibaia, os imóveis entregues nesta sexta já superam o total entregue pela CDHU no município em toda a sua história (208 unidades). A Companhia tem mais 65 mil unidades habitacionais em construção em todo o Estado. Somando esse número aos 37 mil unidades entregues a partir de 2007, a CDHU deverá atingir mais de 100 mil atendimentos até 2010, entre novas unidades ou obras de urbanização.

Da Secretaria da Habitação e da CDHU