Serra empossa 220 delegados da Polícia Civil

Mais de 20 mil pessoas participaram do processo de seleção, com média de 91,3 candidatos por vaga

seg, 07/05/2007 - 17h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de posse de 220 delegados da Polícia Civil, aprovados no concurso no ano passado. Mais de 20 mil pessoas participaram do processo de seleção, com média de 91,3 candidatos por vaga.

A acirrada disputa no processo foi um dos pontos do discurso do governador Serra. “Uma menção especial deve ser feita às mulheres, que além de conquistarem 31% das vagas oferecidas, obtiveram os três primeiros lugares do concurso”, elogiou Serra.

Ele também comentou sobre a função dos novos delegados. “A carreira demanda características como equilíbrio emocional, rigor ético, coragem pessoal, além de liderança, relativamente à comunidade policial e à própria sociedade. Exige também muita sensibilidade”, observou.

Segundo o governador, a sociedade cobra no dia a dia o fim da impunidade. Para ele, uma das maneiras de atender essa solicitação é contar com profissionais qualificados e de recursos materiais tecnológicos e avançados.

Outro instrumento na avaliação de Serra é investir na inteligência policial. Ele disse que São Paulo deu um passo importante neste sentido ao inaugurar no final de março a sala de comando das operações da Polícia Civil. Com o espaço, os policiais civis orientam operações em regiões da Capital, Litoral e Interior por meio de equipamentos de telefonia, internet e links de alta velocidade montados em regiões estratégicas. O local também será usado pelo Departamento de Inteligência da Polícia paulista em vídeo-conferências e troca de informações com forças de segurança dos demais estados brasileiros.

Os delegados empossados pelo governador Serra iniciam na manhã desta terça-feira, 8, a última etapa de treinamento antes de assumirem suas funções. Todos começam o Curso de Formação Técnico Profissional na Academia de Polícia, com carga 1436 horas de aula, 15 palestras e cerca de 35 disciplinas.

Bruna Marchese e Silva, primeira colocada no concurso, não conteve sua emoção ao saber que nesta terça-feira começará a freqüentar a Academia de Polícia. A jovem de 25 anos passou por dois cursos preparatórios, antes de prestar o concurso. Para ela, a nova etapa de sua vida profissional reserva uma série de planos. “Ser delegada é uma função nobre. Quero exercê-la sempre com a meta de estar mais próxima da sociedade”, comentou.

Somente após a conclusão do curso, os novos delegados serão distribuídos por regiões e passarão a executar suas atividades. O salário inicial é de R$ 3,4 mil e corresponde a soma de gratificações e o adicional, dependendo o local de atuação.

Além do governador, participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, o delegado geral de Polícia, Mario Jordão Toledo Leme, o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, o presidente da Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado Vaz de Lima, deputados, vereadores e familiares dos novos delegados.

Cleber Mata