Serra do Mar recebe 263 novos aliados para cuidar da preservação

Os 263 alunos da primeira turma de Educação Ambiental e Qualificação Profissional, do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, receberam na tarde de 18/12, os certificados de conclusão. […]

qua, 26/12/2007 - 20h03 | Do Portal do Governo

Os 263 alunos da primeira turma de Educação Ambiental e Qualificação Profissional, do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, receberam na tarde de 18/12, os certificados de conclusão. Os cursos e as oficinas temáticas com materiais recicláveis foram realizados numa ação integrada do Governo que contou com a parceria da Prefeitura de Cubatão e com o apoio do SENAI e CIESP do município. Antes mesmo do término, dez alunos foram contratos por empresas instaladas no município.

Esta iniciativa tem por objetivo a recuperação das áreas que foram ocupadas inadequadamente ao longo dos anos, erradicando as ocupações em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar que apresentem algum grau de risco geotécnico ou ambiental.

Visa, ainda, a recuperação socioambiental e urbana dos núcleos habitacionais passíveis de consolidação e a promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental da população residente no Parque e no seu entorno. “As dificulades existem para que possamos superá-las, não existe obstáculo que não possamos ultrapassar, querer é poder e nós estamos aqui hoje para comprovar isso”, comemorou Érica Aparecida dos Santos, oradora da turma da manhã. “Aprendendo, convivendo, superando conflitos e a timidez. Os olhos do saber mudam nossos conceitos e valores. Hoje é dia de agradecer a Deus e a todas essas pessoas que contribuiram para a realização deste projeto. Estamos felizes e confiantes no futuro, esse foi somente o primeiro passo e lembrem-se, os seus sonhos só chegam até onde você quiser ir, busque sempre, porque nós somos vencedores” enfatizou Biracy da Silva, orador da turma da tarde.

A elaboração, aplicação e coordenação das oficinas temáticas foi da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA. As oficinas tiveram 145 participantes, entre jovens e melhor idade, que foram capacitados a confeccionar pufes com recicláveis, pastilhagem com recicláveis, além de receberem formação como educadores ambientais.

Outros 118 jovens foram treinados em cursos de qualificação profissional básica, com carga de 140 horas, certificados pelo SENAI, que inclui noções de rotinas administrativas, atendimento ao cliente, logística portuária, logística em terminais de containers e logística em transporte multimodal.

Em paralelo, receberam conteúdo de educação ambiental, com conceitos básicos sobre poluição, responsabilidades, cidadania, água, uso consciente, resíduos sólidos, agenda 21 de Cubatão, construção ecológica e a Serra do Mar – conservação e preservação. Esse treinamento foi certificado pela SMA, com carga de 20 horas.

Rubens Lara, assessor especial do Governo do Estado, ressaltou a competência e experiência na área ambiental de Maria de Lourdes Rocha Freire, a Malu, Coordenadora de Educação Ambiental da SMA, responsável pelo projeto. “Esse projeto tem grande significado para o Governo porque alia dois grandes componentes – qualidade de vida e sustentabilidade, incentivando a preservação deste patrimônio extremamente rico da Mata Atlântica”, afirmou Lara. “Assim como Cubatão foi capaz de superar, no passado, a condição de cidade mais poluída do país, a educação ambiental desenvolvida aqui também foi de superação. O que nos propusemos a fazer foi uma educação ambiental agregadora e inclusiva” avaliou Malu. Para o próximo ano, informou, estamos planejando novos cursos para turmas com 500 pessoas. “Quando foi tocado o hino de Cubatão, observei com que orgulho vocês cantavam, notei o sentimento de pertencimento que vocês têm pela cidade e a cidade também tem que se orgulhar de seus cidadãos” concluiu.

O Secretário Regional da Prefeitura, Pedro Gomes, parabenizou a comunidade que se engajou ao projeto, “quando a comunidade participa, conseguimos obter sucesso, o certificado que estão recebendo hoje irá nos ajudar a preservar a Serra do Mar, que é um patrimônio lindo e a nossa saúde está ali”, ressaltou Gomes.

“É uma satisfação estar aqui para nós da indústria. Hoje estamos concretizando mais uma estapa dentro da Agenda 21 de Cubatão, que é a qualificação dos municípes. As indústrias não vieram para ocasionar problemas, somos parceiros e sempre vamos apoiar iniciativas que levem ao desenvolvimento da cidade e de seus habitantes”, garantiu Walmir Ruiz, representante do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(FSS)