Serra diz que gripe A deve ser enfrentada com determinação

Estado de São Paulo já descartou 46 casos da doença

sex, 08/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Após a confirmação de dois casos em São Paulo da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, o governador José Serra disse que a doença deve ser enfrentada com muita determinação. “Essa gripe não é letal. Ela provoca vítimas, mas não é algo generalizado. Claro que ela vai ser combatida como doença grave, mas não há, na minha opinião, motivo para pânico, como se fosse uma doença mortal chegando ao Brasil”, destacou nesta quinta-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Serra disse todo o sistema de saúde está preparado para receber as pessoas que desconfiem que tenham gripe suína. “A primeira coisa a fazer é procurar o seu médico, seja no posto de saúde, seja no consultório particular. É a melhor colaboração que a pessoa pode dar para si mesma e para os outros. Porque o grande risco está na transmissão entre pessoas”, advertiu.

“Não há nenhum caso de gente que tenha pego a gripe aqui no Brasil. Todos vieram de fora”, lembrou Serra. A nota oficial emitida ontem pela Secretaria de Estado da Saúde cita os casos. O primeiro é de um homem de 24 anos que esteve na Cidade do México, foi internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias e liberado. O segundo esteve em Miami e Orlando, foi para o mesmo hospital, onde ganhou medicação e passou por monitoramento, e obteve alta.

O governador disse que o Emílio Ribas é o melhor hospital de doenças infecciosas do Estado e os pacientes foram liberados após não apresentarem mais risco de transmitir a doença. Ao lado do Serra, o secretário de estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, lembrou que o Estado de São Paulo já descartou 46 suspeitas da gripe suína.