Serra disponibiliza tecnologia paulista para produção de biocombustível italiano

Oferta foi feita pelo governador durante encontro no Palácio dos Bandeirantes

seg, 26/03/2007 - 18h51 | Do Portal do Governo

A tecnologia paulista para produção de biocombustíveis deve ser exportada para a indústria automobobilística italiana, famosa por abrigar algumas das grandes marcas do mundo como Fiat e Alfa Romeo. O primeiro passo para a transferência de conhecimento foi dado durante encontro nesta tarde, 26, entre o governador José Serra e o presidente do Conselho de Ministros da Itália, Romano Prodi, no Palácio dos Bandeirantes.

A iniciativa partiu do governador Serra, atento ao interesse italiano na produção de biocombustível. “Conversamos sobre diversos assuntos. Uma das pautas foi o interesse da comitiva na produção de biocombustíveis. Eu expliquei as condições de produção em São Paulo que são as melhores do planeta. É a cana de açúcar mais barata do mundo”, destacou o governador. 

Segundo Serra, os italianos devem firmar convênio com o governo brasileiro para transferência de tecnologia. “É evidente que São Paulo tem um peso decisivo nisso, uma vez que a tecnologia de produção do etanol brasileiro é desenvolvida aqui”, completou. 

Para o governador, a competição entre países produtores de biocombustíveis é bem-vinda. “Produzir etanol em outros lugares do mundo não prejudica a situação brasileira. Pelo contrário, se mais empresas produzirem é mais fácil ter um mercado confiável”, avaliou Serra. 

Ao final do encontro, Romano Prodi recebeu do governador José Serra uma camisa do Palestra Itália de 1942. O italiano retribuiu o gesto presenteando Serra com uma caneta e material de escritório. Ele também assinou o livro oficial de visitas do Palácio dos Bandeirantes. 

Entre os membros da comitiva italiana estava o subsecretário do Ministério de Negócios Estrangeiros, Donato Di Santo, subsecretário do Ministério de Comércio Exterior, Milos Budin, o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Marco Marsiolli. 

Pelo governo paulista participaram da audiência o secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, o secretário do Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, e a assessora especial para assuntos internacionais, Helena Gasparian. 

Cleber Mata / Manoel Schlindwein