Serra defende obras para garantir abastecimento de energia

As obras emergenciais que diminuiriam o risco de problemas no fornecimento de energia em São Paulo foram identificadas por meio de um levantamento dos

qua, 16/04/2008 - 19h48 | Do Portal do Governo

O governador José Serra enviou ofício ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em que defende maior agilidade em obras na rede de transmissão consideradas essenciais para “reforço do sistema elétrico de São Paulo” e aumentar a confiabilidade do abastecimento de energia no Estado.

No documento, o governador de São Paulo lembra da interrupção no fornecimento de energia registrada na primeira semana de março, que afetou cerca de três milhões de pessoas das regiões centro, sul e oeste da cidade de São Paulo por 75 minutos.

As obras emergenciais que diminuiriam o risco de problemas no fornecimento de energia em São Paulo foram identificadas por meio de um levantamento dos técnicos paulistas e inclui intervenções nos municípios de Araras, Mirassol, Getulina, Atibaia, em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, o documento reitera a necessidade de obras em reatores e transformadores em subestação do Vale do Paraíba, obras de melhoria em subestações de Guarulhos e no bairro Interlagos na Capital, Vale do Ribeira e em linhas de transmissão na Baixada Santista.

“Estas obras necessitam entrar em operação o mais breve possível, visto que o atraso impacta de forma significativa o desempenho elétrico do Estado de São Paulo”, observa Serra. “O assunto é de suma para a consecução das políticas públicas de desenvolvimento do Estado de São Paulo”, reforça o governador.

Em outro trecho, Serra lembra que situação é preocupante, sobretudo por não ser única. Ele assegura ainda que outros pontos de suprimento do Estado de São Paulo, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, podem “estar com confiabilidade crítica para os padrões requeridos para uma metrópole”.

O governador Serra afirma também que a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo manteve contato com o ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação do sistema elétrico da Rede Básica que supre as cargas de distribuição, manifestando preocupação. “Foi obtido daquele órgão o compromisso da realização de estudos de confiabilidade atual do suprimento elétrico, em especial na Região Metropolitana de São Paulo, identificando-se a situação atual, as obras de reforço a serem implementadas e a sua prioridade”, frisa Serra.

Segundo a secretaria de Energia, o consumo no Estado cresce 4% ao ano, percentual superior à capacidade atual da rede.

Cleber Mata