Serra defende fim de protecionismo ao etanol brasileiro

Governador participou do Ethanol Summit 2009, principal evento do setor, em São Paulo

seg, 01/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h50

O governador José Serra defendeu nesta segunda-feira, 1º, o fim do protecionismo ao etanol brasileiro. “O principal desafio é [vencer] o protecionismo internacional. Porque Estados Unidos, Europa e mesmo o Japão não deixam o etanol brasileiro entrar livremente, eles impõem pesadas taxas”, disse o governador no final desta manhã durante a Ethanol Summit 2009, principal evento do setor, em São Paulo.

Para o governador, o protecionismo é uma perda que traz reflexos negativos para o mundo todo. “O etanol economiza na emissão de gás carbônico. Basta dizer que no Brasil, com a utilização do álcool, nós economizamos nos últimos 4 anos 35 milhões de toneladas de gás carbônico. Aqui em São Paulo essa economia é ainda mais significativa em termos proporcionais”, explicou Serra. “Ou seja, o etanol é um fator importante ambientalmente”, concluiu.

Serra citou outro dado em favor da adoção do etanol como combustível. “Bastaria que o mundo utilizasse 10% de etanol misturado na gasolina para que se economizasse mais de 500 toneladas de emissão de gás carbônico. Isso equivaleria a um bilhão de árvores plantadas”, disse. O Brasil já economizou o equivalente a 100 milhões de árvores nos últimos 20 anos, ilustrou Serra. “Isso mostra a importância ecológica e ambiental do álcool na gasolina”, completou.