Serra defende criação de fundo global para mudanças climáticas

Para governador, modelo impulsiona abertura de caminho para concretização de metas

qua, 16/12/2009 - 21h30 | Do Portal do Governo

Conforme já havia anunciado após o encontro sobre a importância dos governos locais na questão climática, o governador José Serra defendeu nesta quarta-feira, 16, em reunião de governadores com o presidente do Brasil, em Copenhague, sua posição favorável à criação de um fundo global de combate às alterações climáticas.

Para o governador, a discussão da implantação do fundo pode abrir caminhos positivos para a reunião no México no ano que vem. “Sou otimista com relação a isso. Não voltando para trás com relação às conferências anteriores, [a criação do fundo] abre caminho para que no ano que vem, no México, possa se concretizar mais”, disse Serra.

Serra destacou ainda que a criação do fundo apareceria como um modelo compensatório no caso da impossibilidade de grandes avanços das metas e que o Brasil poderia assumir uma liderança neste contexto mundial. “O Brasil não é um país que tem grande responsabilidade no aquecimento global; nossas emissões de carbono  estão concentradas na emissão de gases das destruições de floretas, processo que pode e está sendo revertido”, completou.

A participação do Brasil no modelo, que seria criado com a colaboração de países e também com capital privado, conforme explicou o governador, giraria em torno da energia renovável e até mesmo na importação de recursos brasileiros. “O Brasil pode apostar recursos, inclusive voltados para energia alternativas. Temos domínio e expertise nesta matéria”, declarou.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo