Serra da Cantareira ganha sistema de vigilância por satélites

Novidade foi anunciada durante comemoração dos 60 anos da Polícia Ambiental

sex, 25/12/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Serra da Cantareira ganhou um sistema de monitoramento por satélite que permitirá mapear em tempo real os locais em que há suspeita de ocorrência de crimes ambientais. A novidade foi anunciada durante as comemorações dos 60 anos da Polícia Ambiental de São Paulo, no dia 16 de dezembro. A instituição é responsável pelo monitoramento e preservação do patrimônio florestal paulista, identificando áreas de risco na manutenção do meio ambiente.

“Estamos aumentando a fiscalização por meio da tecnologia da informação, com uso de satélites que auxiliarão no combate ao desmatamento e à degradação do meio ambiente no nosso Estado”, afirmou o comandante do Policiamento Ambiental, coronel Ronaldo Severo Ramos.

Segundo o capitão Marcelo Robis Francisco Nassaro, porta-voz da Polícia Ambiental, o sistema será uma ferramenta fundamental para o trabalho de campo, pois permitirá aos agentes um deslocamento preciso no acompanhamento das investigações.

Na ocasião, também foram lançadas a segunda edição do Manual de Fundamentos – Volume Fauna Silvestre e o selo comemorativo das seis décadas de trabalho da instituição. A publicação reúne as espécies encontradas no Estado de São Paulo, permitindo a rápida identificação das características de cada animal.

A Polícia Ambiental

Fundado em 1949, por meio de um Decreto Estadual previsto no antigo Código Florestal, o Comando de Policiamento Ambiental é a maior instituição direcionada à proteção do meio ambiente na América Latina. Promove ações de educação ambiental, policiamento – via carro, barco, a pé ou de avião – e realiza patrulhamento rural.

Possui cerca de 2.200 policiais efetivos e 502 viaturas prontas para operar. No período entre janeiro e novembro deste ano, registrou 9.578 autuações por infração, prendeu 290 pessoas em flagrante, apreendeu 507 armas e realizou 16.326 atividades de educação ambiental.

Da Secretaria da Segurança Pública