Serra assina protocolo com prefeituras para levar Virada Cultural ao interior

Cerca de 500 mil pessoas devem prestigiar mais de 300 atrações ao longo de 24 horas em dez cidades

qui, 19/04/2007 - 14h58 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou na manhã desta quinta-feira o protocolo de intenções para realização do projeto Virada Cultural Paulista, iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura que oferece 24 horas de atividades culturais gratuitamente à população. Sucesso na capital em 2005 e 2006, agora o evento chega a dez cidades do interior do estado.  

A Virada Cultural do interior será realizada entre às 18h do sábado, 19 de maio, e às 18h do domingo, 20, nas cidades de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Estão agendados mais de 300 atrações entre shows, filmes, concertos, dança, artes cênicas, visuais e circenses, e ainda a apresentação de diversas manifestações folclóricas.  

“Esta é uma ação que aproxima as pessoas da cidade, amplia a oferta de atendimento, valoriza a cultura local, fortalece o turismo e projeta a cultura de São Paulo”, disse o governador na solenidade realizada no salão nobre da secretaria da cultura, região central da Capital. Serra foi o criador da versão paulistana da Virada Cultural, quando ainda era prefeito de São Paulo, em 2005.

Os organizadores esperam um público de 500 mil pessoas para conferir atrações como Beth Carvalho, Tom Zé, Osesp, Jair Rodrigues, Rappin´ Hood, Ultraje a Rigor, Geraldo Azevedo, Chico César, Ná Ozzeti, Nação Zumbi e Oswaldinho do Acordeon, entre outros artistas que já confirmaram a presença.

A meta para 2008 é levar a Virada Cultural Paulista para mais 10 cidades, totalizando, junto com a capital, 21 prefeituras participantes. “A Virada Cultural se prolonga. Ela reforça o trabalho cultural e artístico ao longo do tempo”, disse o governador sobre o saldo que a maratona traz para as cidades participantes.  

Nessa primeira edição, serão investidos R$ 2,5 milhões –  os recursos são do Tesouro do Estado. A Secretaria Estadual da Cultura será a coordenadora geral do projeto. Ela define a programação e cuida do pagamento de cachês, transporte e hospedagem dos artistas, entre outros. As prefeituras ficam responsáveis pela estrutura física (palco, luz e som), transporte gratuito do público durante a noite e pela contratação de equipes locais de produção.  

Parcerias

José Serra também aproveitou para elogiar o trabalho do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. Para o governador, Miranda foi peça chave para o sucesso das duas primeiras edições do evento na Capital. Miranda acredita que a parceria com outras instituições, como acontece nesta edição, é “uma oportunidade que amplia o raio de ação e de experiências da instituição, acrescenta novos valores para democratizar os bens culturais e colabora para o exercício pleno da cidadania”.

O projeto tem seis grandes pilares. O primeiro deles é levar as pessoas a se apropriarem de espaços públicos, assumindo e celebrando sua cidade por meio da cultura. Assim, amplia-se a oferta de cultura e entretenimento, os movimentos artísticos e culturais das comunidades são apoiados, há o fortalecimento da dimensão cultural do turismo e agregação do valor cultural dos produtos locais. Por fim, o projeto desenvolve o calendário de eventos culturais das cidades participantes e estreita a colaboração das prefeituras com a indústria cultural.  

A Virada Cultural é inspirada nas Noites Brancas européias, quando atrações culturais tomam as ruas de cidades como Madri, Paris, Bruxelas e Roma, que deixam, ainda, seus museus abertos até a madrugada. “Essa questão da noite dá um charme muito especial, indica uma coisa mais solta”, disse Serra. Vale lembrar que nenhuma ocorrência policial foi registrada nas edições de 2006 e 2005 realizadas na capital paulista.

Manoel Schlindwein

Leia também:

Coletiva de Serra no lançamento da Virada Cultural do Interior (*)

Pronunciamento de Serra no lançamento da Virada Cultural do Interior

Confira a programação da Virada Cultural:

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Campinas

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

Santos

São José dos Campos

São José do Rio Preto

Sorocaba