Serra assina parceria para formar nadadores olímpicos

"Projeto Olímpico CEU e Água" fomentará novos talentos com vistas às Olimpíadas de 2016

qua, 11/11/2009 - 10h14 | Do Portal do Governo

(atualizado 14h50)

O governador José Serra assinou nesta quarta-feira, 11, um Protocolo de Intenções entre a Sabesp, o Esporte Clube Pinheiros e a Prefeitura de São Paulo para implantação do “Projeto Olímpico CEU e Água”, que fomentará novos talentos com vistas às Olimpíadas de 2016. A Secretaria de Esportes do Estado formalizará a autorização para o apoio ao projeto no âmbito das leis de incentivo ao esporte.

Pelo projeto, os futuros nadadores serão selecionados em competições, a partir de dezembro, em 44 CEUs de São Paulo e, posteriormente, serão patrocinados pelo Clube Pinheiros, recebendo treinamento e orientação especial para seguir a carreira esportiva. “Não se trata apenas de treinar atletas olímpicos, trata-se de difundir o esporte. Trata-se de ter um maior número de jovens, e até idosos, praticando esportes”, declarou Serra. “São iniciativas como esta, espalhadas pelo Brasil, que vão melhorar nossa performance”, completou.

Podem participar alunos dos CEUS que estejam praticando aulas de natação. O processo de inscrição e regras serão divulgados até 25 de novembro nos sites www.saopaulo.sp.gov.br, www.capital.sp.gov.br e www.sabesp.com.br.  

No evento, também foi anunciada a nova campanha da Sabesp com os nadadores César Cielo e Poliana Okimoto – patrocinados pela companhia e também apoiadores do novo projeto. Cielo considera fundamental iniciativas como o CEU e Água para a formação integral do cidadão: “Meus pais não me colocaram no esporte para eu ser campeão olímpico e mundial, mas para eu ganhar disciplina. Projetos como esses são muito importantes; se não formarem campeões olímpicos, podem formar pessoas”, disse o atleta.

Campanhas

Cesar Cielo participará de dois filmes da Sabesp para a TV, criados pela agência Nova S/B e produzidos pela Cia. de Cinema. Ambos começam a ser veiculados nesta quarta-feira, 11, nas emissoras abertas do Estado. Uma das peças integra a campanha de meio ambiente. A outra tem caráter institucional. As campanhas são intituladas “Funcionário” e “Pesadelo”.

Já a campeã mundial de maratonas aquáticas, Poliana Okimoto, participará de campanhas para divulgar o Programa Onda Limpa – despoluição das praias da Baixada Santista e litoral norte de São Paulo.

Carreiras Campeãs

Cesar Cielo foi campeão olímpico e mundial dos 50 metros livre (Pequim/2008 e Roma/2009); medalhista olímpico dos 100 m livre (Pequim/2008), campeão e recordista mundial dos 100 m livre, com 46s91 (Roma/2009). É atleta do Esporte Clube Pinheiros.

Poliana Okimoto conquistou em 21 de outubro o título mundial de maratonas aquáticas, nos Emirados Árabes. O título é o primeiro feminino conquistado pelo Brasil em competições da Federação Internacional de Natação. Okimoto conquistou a medalha de prata no Pan 2007 do Rio de Janeiro e foi sétima colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim. Foi, ainda, a primeira brasileira a trazer uma medalha (bronze) no Mundial dos Esportes Aquáticos, disputado em Roma, na Itália.

Da Sabesp