Serra assina decreto de criação da Etec Vargem Grande do Sul

sex, 28/03/2008 - 17h21 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou decreto autorizando a criação da Etec (Escola Técnica) de Vargem Grande do Sul. O documento foi publicado na edição desta sexta-feira, 28, no Diário Oficial do Estado. Com isso, São Paulo passa a contar com 140 unidades de ensino técnico em todo Estado, a 24ª na Região Administrativa de Campinas.

Na prática, o documento assinado pelo governador paulista oficializa a criação da Etec de Vargem Grande do Sul, que começou a funcionar em fevereiro como classe descentralizada, extensão da Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima de Casa Branca. No Vestibulinho, realizado para o primeiro semestre, ofereceu 120 vagas para o Ensino Médio, de manhã, e 80 para o curso técnico de Informática, nos turnos da tarde e da noite.

Segundo os dados mais recentes, o número de vagas no ensino médio gerenciado pelo Centro Paula Souza passou de oito mil para 15 mil em 2008, um crescimento de 90%. Já o número de vagas em 2008 nas escolas técnicas do Estado saltou de 27 mil no primeiro semestre do ano passado para cerca de 37 mil, um acréscimo de 35,5%. No caso das Fatecs, também houve aumento: pulou de quatro mil para seis mil novos alunos, um crescimento de 50%.

A elevação do número de alunos integra a política de ampliação da rede de ensino superior e técnico, implantada pelo governador Serra. O objetivo é criar, somente para o ensino técnico, 100 mil vagas nos próximos três anos e outras 20 mil novas vagas nas Fatecs. A meta do governo paulista é dobrar o número de Fatecs e ampliar a oferta de vagas nas Etecs, mantendo a qualidade do ensino. Em 2006, o Estado contava com 26 Faculdades de Tecnologia. De janeiro de 2007 até agora, a administração estadual implantou 13 novas Fatecs, num total de 39 unidades, o que representa 50% da meta cumprida. A expectativa é chegar a 52 até 2010.

Do Cenrto Paula Souza

C.M.