Serra assina acordo na área de educação com o Chile

Parceria permitirá que alunos graduados chilenos complementem estudos na USP

qui, 30/07/2009 - 13h19 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h30

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, assinou um acordo de cooperação entre a USP (Universidade de São Paulo) e o Ministério de Educação do Chile nesta quinta-feira, 30. O convênio institui um programa internacional de bolsas de estudos entre os países e permite que alunos graduados chilenos realizem pós-graduação, Doutorado e Pós-Doutorado na USP.

Há ainda bolsas de estudos anuais de co-tutela, a chamada “bolsa-sanduíche”, para que estudantes de Doutorado do Chile possam realizar pesquisas na USP. Bolsas de estudos anuais de estágios também fazem parte do convênio.

O acordo prevê o oferecimento de 50 bolsas para estudantes chilenos. Segundo o governador José Serra, esse é a primeira parte do convênio. “No futuro, nós teremos o simétrico deste acordo, que é a concessão por parte do Chile de bolsas para pesquisadores brasileiros de pós-graduação”, afirmou o governador.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, demonstrou grande interesse na expansão do intercâmbio entre os países. “O acordo assinado traz enormes oportunidades de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, 28 estudantes chilenos estão no Brasil – 14 deles em São Paulo. Por outro lado, temos somente seis estudantes brasileiros fazendo pós-graduação no Chile. Por isso, o convenio é um grande passo para que aprofundemos essa relação”, disse Michelle.

O acordo foi assinado pelo vice-reitor em exercício da USP, Franco Maria Lajolo, e pela presidente da Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica do Chile, Vivian Heyl Chiappini. As áreas de estudo e pesquisa prioritárias são: Mineração, Alimentos, Aqüicultura, Serviços Globais, Turismo, Energia, Meio Ambiente, Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Habitação Educação, Saúde, Segurança Pública e Políticas Públicas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da USP