Serra anuncia R$ 20 bilhões para garantir 858 mil empregos

Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes

qui, 12/02/2009 - 14h34 | Do Portal do Governo

12/2 – 14h34 – O governador José Serra apresentou, nesta quinta-feira, 12, o conjunto de medidas de estímulo à atividade econômica do Governo do Estado. O pacote prevê investimentos da ordem de R$ 20,6 bilhões em 2009, que garantirão 858 mil empregos.

“O governo de São Paulo não tem política monetária, cambial, nem mega instituições de crédito, mas está cumprindo sua parte; não para aparecer, mas para cumprir sua obrigação”, disse o governador durante discurso. Ele foi precedido pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Serra disse que as medidas apresentadas não têm conotação política, mas social. “Porque a questão básica para a vida de uma família é o emprego. O emprego é a variável chave”, destacou. “Temos que batalhar, especialmente aqui em São Paulo, para que o Brasil volte a ser assim: o país do emprego, o país das oportunidades”, completou.

As medidas podem ser divididas em cinco grandes eixos, sugeriu o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo. São eles: garantias para o investimento público, para o investimento privado, apoio às micro e pequenas empresas, expansão do crédito e geração de emprego. “Essas medidas propiciarão um significativo estimulo à atividade econômica do Estado”, disse o secretário estadual.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin, o conjunto de medidas de estímulo à atividade econômica, anunciadas hoje, é um “grande passo do Governo do Estado no combate à crise”.

Crise

“Estamos diante de uma crise de grande impacto. Basta lembrar que a produção industrial no último trimestre, comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior, caiu 6,2%. Esse é um dado sintético que mostra o impacto desta crise. Boa parte desta queda em São Paulo”. Na sequência, Serra disse: “O fato é que estamos diante de uma crise cujo tamanho ainda não se conhece em escala internacional. Não se sabe qual será a perda de riqueza no mundo desenvolvido”.

Serra disse que a crise internacional está no começo e que o governo norte-americano não tem um pacote de medidas consistentes. “Eles não tem sequer um diagnóstico claro a respeito da situação”, comentou, lembrando que tanto a crise atual como a de 1929 começaram nos Estados Unidos. “Temos uma situação muito incerta daqui para diante. O que temos de fazer é trabalhar”, completou.

Presenças

O evento contou com a presença de praticamente todo o secretariado da gestão Serra. Compareceram o vice governador Alberto Goldman; o secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira; o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey; o secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho; o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa; o secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna; a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena; o secretário dos Transportes, Mauro Arce; a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão; e o secretário da Habitação, Lair Alberto Soares Krähenbühl.

A relação se conclui com a presença do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo; o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos; o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; o secretário do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato; o secretário da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto; o secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano; o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva; o secretário da Casa Militar Luiz Kita; o secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt; o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo; o secretário de Comunicação, Bruno Caetano; e a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Confira aqui a lista completa de medidas

Da Secretaria de Comunicação