Serra anuncia R$ 150 milhões para pesquisar bionergia

Os recursos serão para equipamentos, maquinário, variedades de cana-de-açúcar e projetos ambientais

seg, 17/11/2008 - 16h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra compareceu à abertura da “Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável”, que acontece na cidade de São Paulo entre os dias 17 e 21 de novembro.

Sobre os planos para a bioenergia no Estado de São Paulo, José Serra falou : “Estamos desenvolvendo pesquisas na área de equipamentos de maquinaria, na área de variedades da cana-de-açúcar e na área ambiental. No total, serão investidos mais de R$ 150 milhões e, inclusive, em parceria com a iniciativa privada interessada. Isso é o que vai assegurar o futuro do etanol no Estado, uma vez que São Paulo tem a maior produtividade de cana-de-açúcar do mundo e a maior produção do etanol. Mas mais vantagens comparativas precisam ser criadas”.

Serra falou também que “a nossa principal fonte de bioenergia, o etanol, tem excelentes possibilidades de transformar-se num substituto ou mais apropriadamente num complemento para a gasolina em todo o mundo.”

A Conferência contribuirá para a discussão internacional sobre os desafios e oportunidades apresentados pelos biocombustíveis, e será importante ocasião para a abordagem objetiva de temas relacionados aos biocombustíveis, como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura, processamento industrial, além de questões ligadas a especificações e padrões técnicos, comércio internacional, mudança do clima, e o futuro dos biocombustíveis.

Participam da Conferência representantes de governos, organismos internacionais, parlamentares, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs, entre outros. Todos os países-membros da ONU foram convidados.

O evento foi organizado em dois grandes segmentos: Segmento “Sessões Plenárias”, aberto ao público, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2008, e Segmento “Intergovernamental de Alto Nível”, nos dias 20 e 21.

Serão discutidos cinco grandes temas relacionados aos biocombustíveis:

a) Biocombustíveis e Segurança Energética: transição da matriz energética; diversificação das fontes; universalização de acesso;

b)  Biocombustíveis e Mudança do Clima: mitigação das emissões de gases do efeito estufa, mudança de uso da terra; análise comparativa do ciclo de vida;

c)  Biocombustíveis e Sustentabilidade: segurança alimentar; geração de renda, desafios para os ecossistemas;

d)  Biocombustíveis e Inovação: pesquisa e desenvolvimento; biocombustíveis de primeira e segunda geração; oportunidades para a Ciência e Tecnologia; e

e)  Biocombustíveis e Mercado Internacional: regras comerciais; questões técnicas; padrões sócio-ambientais.

Durante os dois últimos dias, 20 e 21, ocorrerão os debates no âmbito do Segmento Intergovernamental de Alto Nível, em formato de mesas redondas, do qual participarão representantes de governo, em nível ministerial, e organismos internacionais.