Serra anuncia medidas para apoiar demitidos da Embraer

Reunião contou com a presença dos secretários Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, e Guilherme Afif Domingos, de Emprego e Relações do Trabalho

sex, 20/02/2009 - 19h36 | Do Portal do Governo

O governador José Serra convocou reunião extraordinária no Palácio dos Bandeirantes, nesta tarde, para tratar do impacto das demissões na Embraer, anunciadas ontem. A reunião teve a presença dos secretários Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, e Guilherme Afif Domingos, de Emprego e Relações do Trabalho, mais o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, o deputado federal Emanuel Fernandes e o estadual Hélio Nishimoto.

Na reunião, foram decididas algumas medidas para implantação imediata. Por determinação do governador, a Secretaria do Desenvolvimento, em parceria com a prefeitura de São José, vai conduzir uma pesquisa com todos os trabalhadores demitidos para levantar detalhes de sua experiência e formação profissionais, e montar um amplo plano de requalificação. Os cursos serão adequados às necessidades que forem identificadas, e o governo estuda a melhor forma de realizá-los, o que inclui a possibilidade de utilizar instalações e professores do Centro Paula Souza, órgão do governo responsável pelo ensino técnico e tecnológico. O departamento de Recursos Humanos da Embraer já foi convocado para fornecer as informações de que dispõe sobre todos os demitidos.

Também em parceria com a prefeitura de São José, caberá à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho a criação de um campo especial dentro do Emprega São Paulo, o sistema de busca e oferta de vagas de emprego do governo de São Paulo na internet lançado com sucesso há três meses. Todos os demitidos, profissionais de alta qualificação no mercado, terão seus dados à disposição de empregadores, facilitando sua recolocação.

O prefeito de São José dos Campos fará, amanhã cedo, uma reunião com um grupo de trabalhadores demitidos da Embraer para anunciar medidas que incluem benefícios no IPTU devido.