Serra anuncia medidas de ajuda para resgate de vítimas no Haiti

Força-tarefa com bombeiros, médicos, enfermeiros e cães está pronta para o embarque

qui, 14/01/2010 - 17h19 | Do Portal do Governo

(atualizado 15 de janeiro às 15h44)

O governador José Serra anunciou nesta quinta-feira, 14, medidas emergenciais para ajudar no resgate de vítimas do terremoto no Haiti, que aconteceu na última terça-feira, 12. O Governo de São Paulo montou uma força-tarefa com 30 homens do grupo de elite do Corpo de Bombeiros para atuar no país.

Além deste efetivo, quatro médicos e quatro enfermeiros também estão prontos para o embarque. Viajam também quatro pastores belga para ajudar no resgate das vítimas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aguarda apenas o transporte, organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“Acho que é mais efetivo a gente dar a ajuda em recursos humanos. Gente preparada, inclusive com equipamentos, que ficará no pais o tempo que for necessário”, explica o governador José Serra.

Nesta sexta-feira, 15, os bombeiros foram imunizados contra febre amarela, febre tifóide, hepatite A, tétano e difteria. “Essas doenças se proliferam rapidamente em situações de catástrofe. Quem não tinha carteira de vacinação atualizada tomou as vacinas que faltavam. Além disso, todos foram avisados sobre cuidados com a água e alimentos, bem como do contato com as vítimas”, explica a médica Tânia Sanchez, coordenadora do Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas.

Uma seleção prévia definiu os membros da força-tarefa. “Escolhemos um grupo preparado, que já atuou em situações semelhantes, como as de Santa Catarina e, mais recentemente, em São Luiz do Paraitinga”, diz o capitão Jefferson de Mello, que chefiará a missão.

O capitão Mello ressaltou que o Corpo de Bombeiros está pronto para enfrentar as dificuldades em prestar socorro diante de um país cuja infra-estrutura está arrasada. “Levaremos água e alimentos para toda a força-tarefa, em grande quantidade, pois sabemos que, devido às circunstâncias, temos que ser auto-sustentáveis”. Também serão levados equipamentos usados em desabamentos e no resgate a vítimas de acidentes.

A Defesa Civil atuará no atendimento médico aos sobreviventes da catástrofe, pois a rede pública de saúde haitiana está sobrecarregada devido ao grande número de feridos. “Nossa função será auxiliar nos esforços de alimentação e atendimento médico do povo haitiano, especialmente os que forem resgatados dos escombros, utilizando toda nossa experiência em eventos no Estado de São Paulo para tanto”, explica o capitão Marcos de Paula Barreto, que coordenará os trabalhos da Defesa Civil no Haiti.

O cabo Alves Cardozo, um dos membros da missão, conta o orgulho que sente em participar da força-tarefa: “Quando entramos no Corpo de Bombeiros nosso sonho é salvar pessoas. E é gratificante poder ajudar os haitianos num momento tão difícil para eles.”

A Coordenação da Defesa Civil pede que população não envie doações, pelo menos neste momento, pois há dificuldades de armazenamento e, principalmente, de envio ao Haiti.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Secretária de Segurança Pública