Serra anuncia liberação de R$ 240 mil para obras de recuperação em São Sebastião da Grama

Governador esteve reunido com prefeitos da região atingida por chuvas nos últimos dias

sex, 26/01/2007 - 20h59 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve na tarde desta sexta-feira, dia 26, em São Sebastião da Grama, na região de São João da Boa Vista, onde liberou R$ 240 mil para recuperação de estradas e pavimentação de ruas da cidade atingida por fortes chuvas nos últimos dias e que provocaram a inundação de cinco residências, às margens da barragem da Estação de Tratamento Anhumas (ETA).

Durante reunião realizada na prefeitura, Serra solicitou aos prefeitos da região que elaborem um plano de emergência. O objetivo é fazer com que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) avalie os estragos provocados pelas chuvas em cada município. Após a análise será elaborado um plano de atuação em conjunto com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).

“Temos que avaliar cada caso para atuarmos com mais precisão. Eu vim supervisionar e ouvir dos prefeitos a real situação do problema. Vamos atuar em uma frente para amenizar os transtornos”, explicou o governador Serra. Ele observou que somente no dia 23 deste mês choveu em São Sebastião da Grama 122 milímetros. O montante, segundo o governador, corresponde a um recorde. “Há mais de 30 anos que se mede a quantidade de chuvas, nunca se registrou tanta água em um único dia”, completou.

Serra explicou que o fato da Assembléia Legislativa ainda não ter aprovado o orçamento de 2007 é um obstáculo para o Estado autorizar a liberação de verbas. “O orçamento aprovado é indispensável para podermos contar com recursos. É proibido por lei usar verbas sem aprovação dos deputados”, observou.

Além de liberar recursos para São Sebastião da Grama, Serra assinou um documento que estabelece a situação de emergência da cidade de Mococa, em virtude das chuvas. Serra disse também que a Cedec está auxiliando os trabalhos de monitoramento e atendimento as vítimas das chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel  Miguel Libório Cavalcante, cerca de 95 municípios estão atingido em todo o Estado e 24 decretaram situação de emergência. “Estamos formalizando todos os trâmites para quando o orçamento for aprovado pela Assembléia possamos dar maior suporte aos municípios”, concluiu Libório. Segundo a Cedec, pelo menos 50 pessoas estão desabrigadas em São Sebastião da Grama. Todas permanecem em abrigos da prefeitura e nas casas de parentes.

Participram da reunião com prefeitos da região o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, e o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Cleber Mata/Carlos Prado