Serra anuncia expansão do programa Acessa Escola

Programa de inclusão digital, com 1 milhão de atendimentos feitos nas salas já implantadas, vai agora para o interior do Estado

qui, 14/05/2009 - 9h52 | Do Portal do Governo

(atualizado às 14h20)

O governador José Serra anunciou na manhã desta quinta-feira, 14, na Escola Estadual Luiz Gonzaga Pinto e Silva, na capital, a expansão do principal programa de inclusão digital nas escolas do Estado: o Acessa Escola. O projeto chega ao interior de São Paulo ao mesmo tempo em que comemora a marca de 1 milhão de atendimentos. Trata-se do registro oficial do número de vezes em que alunos, professores e funcionários utilizaram os computadores do programa.

Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões, o governo vai quadriplicar o número de salas do Acessa Escola até o fim de 2009, atingindo mais 1.934 escolas de Ensino Médio em 293 cidades da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. Com isso, serão contratados mais oito mil novos alunos estagiários para atuarem como monitores. O público beneficiado, entre alunos, professores e comunidade, supera 3 milhões de pessoas. “Onde já existiam computadores, a utilização aumentou quatro vezes desde a implantação do Acessa Escola. É um programa que está funcionando para a difusão da internet e que hoje atinge os professores também”, disse o governador.   

O Acessa Escola, que hoje funciona em 518 escolas da capital e está em fase final de implantação em outras 80, mantém salas de informática abertas durante todo o período de aulas. Equipadas com computadores conectados à Internet banda larga e com garantia de manutenção permanente, as salas contam também com a monitoria de estagiários: são hoje 2,2 mil alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio que recebem bolsa auxílio para desenvolver esta atividade.

“O acesso ao mundo digital é fundamental para que o jovem se prepare para o mercado de trabalho cada vez exigente e competitivo. Preparar o jovem para este cenário está entre nossas principais metas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Cronograma de implantação

A expansão do programa está divida em etapas. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros. Até o momento, já estão definidas as escolas que receberão o projeto até o final de 2009, concluindo a terceira etapa de implantação. As próximas fases da expansão do Acessa Escola estão em definição pela Secretaria.

Como funciona o Acessa Escola

O Acessa Escola é uma política pública de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo, concebido em parceria pelas Secretarias de Educação e de Gestão, e executado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

O programa instala nas escolas uma sala com computadores de última geração com Internet banda larga, que fica aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite. Os computadores são de uso livre e gratuito.

A Secretaria da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, fornece os equipamentos, o acesso gratuito à Internet banda larga, a adequação da sala, com instalação de rede elétrica e lógica, a bolsa estágio e a capacitação dos alunos estagiários. Eles recebem bolsa estágio de R$ 340, mais auxílio transporte, para desenvolver as atividades do programa durante quatro horas diárias.

O programa conta ainda com um portal, http://acessaescola.fde.sp.gov.br, que veicula informações sobre tecnologias e internet, e orienta os gestores da rede de ensino. Em 2009, o portal vai promover projetos colaborativos, e professores e alunos vão ter a oportunidade de trabalhar e aprender em rede, produzir conteúdos digitais e socializar informações e experiências.