Serra anuncia construção de uma Fatec em Piracicaba

Governador anunciou também Etec e Ames

ter, 17/07/2007 - 19h53 | Do Portal do Governo

O governador José Serra desembarcou em Piracicaba, nesta terça-feira, 17, com duas boas notícias: o município terá uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e uma Etec (Escola Técnica Estadual) ainda em 2008.

A chegada de uma Fatec à região de Piracicaba faz parte da política de ampliação da rede de ensino superior e técnico em todo o Estado, implantada pelo governador Serra desde que assumiu.  O objetivo é criar, somente para o ensino técnico, 80 mil vagas nos próximos quatro anos e outras 20 mil novas vagas nas Fatecs. Segundo o governador, as unidades atenderão toda a região de Piracicaba. 

Outros investimentos

Mas as boas notícias não pararam por aí. Serra também informou que o governo estadual vai construir na cidade uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). A meta é construir 30 AMEs e adaptar outras dez em todas as regiões de São Paulo, desafogando hospitais gerais e universitários do Interior, Litoral e Grande São Paulo, já que nas AMEs os pacientes passarão na mesma data por consulta e exames – até o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia. 

“Vamos evitar desta forma os deslocamentos”, afirmou o governador. Até então, sem os AMEs, as pessoas passavam em determinado dia pela consulta, agendando exames e retorno para outras datas. O atendimento, muitas vezes era marcado para três ou quatro dias diferentes.

Piracicaba também receberá verbas do programa Pró-Vicinais, criado pelo governo de São Paulo com uma proposta: recuperar as estradas vicinais e permitir o escoamento da produção das cidades paulistas, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento econômico do Estado. Para Piracicaba foram reservados cerca de R$ 32 milhões.

Serra disse ainda que o governo do Estado estuda a duplicação de trechos da Rodovia do Açúcar e também a construção do anel viário na entrada de Piracicaba.

Cleber Mata