Serra anuncia construção de 3 Fatecs e 9 Etecs na Grande SP

O anúncio foi feito em Osasco, durante cerimônia de início de obras do governo federal

seg, 28/04/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou no final da manhã desta segunda-feira, 28, aconstrução de três Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e nove Etecs (Escolas Técnicas) na região metropolitana da capital. O anúncio foi feito em Osasco, durante cerimônia de início de obras do governo federal.

“Vamos criar na região outra Fatec além da de Osasco, a ser entregue em 2009, na Vila dos Remédios, e vamos fazer escolas técnicas em Várzea Paulista, Cotia, Embu, Francisco Morato, Caieiras, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Santana do Parnaíba e Barueri, além de mais uma Fatec em Barueri”, anunciou o governador José Serra ao lado do presidente da república, de diversos ministros e do secretário estadual da Habitação, Lair Krähenbühl.

A medida fará saltar de dois mil para 16 mil até dezembro de 2010 o número de estudantes matriculados nas escolas e faculdades técnicas na região. “Com isso, estamos melhorando o emprego, porque às vezes uma indústria se instala e não tem gente qualificada para o trabalho. O que vamos fazer é que qualquer empresa que se instale encontre gente qualificada para trabalhar”, disse o governador. Serra aproveitou para lembrar que 90% dos estudantes que concluem os estudos nas Fatecs têm emprego garantido.

No Brasil, entre as vinte melhores escolas públicas, excluindo as federais, 14 pertencem ao Centro Paula Souza. No Estado, a avaliação das Etecs também se destaca: oito unidades ficam entre as dez melhores públicas.

A meta do governo paulista é dobrar o número de Fatecs e ampliar a oferta de vagas nas Etecs, mantendo a qualidade do ensino. Em 2006, o Estado contava com 26 Faculdades de Tecnologia. De janeiro de 2007 até agora, a administração estadual implantou 13 novas Fatecs, chegando a um total de 39 unidades, o que representa 50% da meta cumprida. O objetivo é chegar a 52 em 2010.

Obras

Durante a cerimônia, Serra comentou com a platéia o fato de que as constantes enchentes na periferia da região se encerraram por conta de diversas iniciativas do Governo do Estado. O governador citou a construção de dois piscinões, um em Rochedalle e outro no Jardim Bonança, além da canalização do Ribeirão Vermelho. “Para se ter uma idéia, esta última obra custou R$ 19,5 milhões, metade da União e o restante do Governo do Estado”, declarou Serra.

O governador foi à Osasco acompanhar o lançamento das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região, que inclui a construção de um campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Creio que é bastante oportuna a idéia da criação de instituições de ensino superior aqui na região e no cinturão da Grande São Paulo. São Paulo era o único Estado do Brasil onde as universidades públicas são do Governo do Estado, como é o caso da USP, da Unicamp e da UNESP”, lembrou Serra.

Manoel Schlindwein