Serra abre mostra dos Modernistas no Palácio dos Bandeirantes

Exposição inaugura uma nova política de abrir o acervo cultural do governo paulista para o público

ter, 27/03/2007 - 22h49 | Do Portal do Governo

Dono de um rico acervo cultural com mais de 3.700 obras, o governo do Estado inicia uma nova política ao mostrá-lo ao público de forma organizada com a mostra “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”, aberta oficialmente na noite desta terça-feira, 27, pelo governador José Serra.

“Estão reunidas nesta exposição as maiores preciosidades do Modernismo. A partir de agora, todos podem conhecer um pouco mais desse importante período brasileiro visitando o Palácio dos Bandeirantes”, frisou o governador. “Não estaríamos onde estamos hoje se não fosse o modernismo e essas obras magníficas que ficaram”, completou. Além dessa, estão previstas mais sete exposições ao longo de 2007.

A iniciativa do governo agradou artistas e críticos de arte. “Eu entendo que o governo de São Paulo está democratizando essa reserva que estava distante de todos. É uma reserva técnica única no Brasil”, aprovou Elza Ajzenberg, professora de Artes da Escola e Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Elza acredita que a mostra será uma oportunidade para troca de conhecimento entre os admiradores da arte. Para ela, outra vantagem da exposição é oferecer ao público a oportunidade de ter acesso ao contexto de cada período histórico do País. “Pela análise de cada obra é possível fazer uma leitura do período histórico. Acentuam-se desta forma, tendência e temáticas sociais e políticas”, entende Elza.

“Tudo isso aqui é um patrimônio público que corretamente passa a ser mostrado”, observou o presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, Fernando Durão. A escolha do Palácio dos Bandeirantes para abrigar a exposição foi outro ato que agradou o artista. “Geralmente temos exposição em circuitos muito fechados e a obra de arte muitas vezes perde a sua função. Desta vez, está sendo diferente”, elogiou Durão.

Já a presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Elvira Vernasche, também destacou a importância do evento. “Um encontro como esse chama a atenção para valorizar o que temos de melhor como Gomide, Antônio Henrique Amaral e Portinari. Isso tem que acontecer sempre, pois temos aqui um acervo riquíssimo que tem que ser mostrado com mais freqüência”, incentivou Elvira.

Serviço:

Exposição “Caminhos do Modernismo no Acervo dos Palácios”

De 28/03 a 31/05

De segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas

Sábados, domingos e feriados das 11 às 16 horas

Palácio dos Bandeirantes

Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi – São Paulo.

Cleber Mata