Serra abre Congresso Internacional de Odontologia

O evento deve reunir até terça-feira mais 50 mil pessoas

sáb, 26/01/2008 - 11h21 | Do Portal do Governo

O governador José Serra abriu na noite desta sexta-feira, 25, no Parque de Exposições do Anhembi, zona norte da Capital, a 26º edição do Congresso Internacional de Odontologia (Ciosp). O evento, promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, deve reunir até terça-feira mais 50 mil pessoas, entre cirurgiões dentistas, estudantes de odontologia e, ao menos, dez mil congressistas de vários países já inscritos. 

“A feira associada a esse Congresso é uma das quatro mais importantes do mundo. Os profissionais acabam durante estes dias trocando conhecimento dos avanços, além é claro do intercâmbio de natureza cientifica”, observou o governador paulista.  

Antes de encerrar seu discurso, Serra recordou que o primeiro passo no sentido de permitir que dentistas integrassem equipes do PSF (Programa Saúde da Família) foi dado em meados da década de 90, período em que esteve à frente do ministério da Saúde. “Ainda falta muito para se avançar no Brasil em matéria de saúde pública quando falamos da área odontológica, mas o importante é que iniciamos o caminho e ele vem sendo perseguido com regularidade e determinação”, avaliou. 

De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nos próximos anos, o Governo Federal deve ampliar de 16 para 19 mil o número de equipes do Brasil Sorridente, programa criado para melhorar as condições de saúde bucal da população. 

Ciosp  

Além das inovações do setor, nesta edição uma das pautas do encontro será o projeto de equivalência curricular para a América Latina. A idéia é que os estudantes de odontologia tenham em comum alguns pontos na grade, sem perder as características culturais e regionais de cada país. “Quase todos os países da América Latina mostraram-se interessados, com vontade de participar deste novo projeto”, explicou João Humberto Antoniazzi, um dos coordenadores do Ciosp. Segundo ele, duas comissões trabalharam durante e o resultado deste estudo será apresentado nos próximos dias. 

A programação do Ciosp 2008 prevê palestras de profissionais nacionais e internacionais com a discussão dos temas da atualidade como projetos voltados ao social. O objetivo do evento é permitir a reciclagem e atualização científica do profissional da área odontológica. “Trata-se de uma oportunidade para praticar o networking, adquirir material de trabalho a preços promocionais e ampliar o conhecimento, chave de sucesso de qualquer setor”, afirmou o presidente do 26º Ciosp, André Callegari. 

Callegari disse que o evento tem uma importância efetiva para a cidade de São Paulo, principalmente economicamente, pois movimenta todo o setor hoteleiro, bares, transportes e o turismo. “Uma comissão cultural organiza passeios, tanto para o congressista quanto para os seus acompanhantes, em shoppings, museus, teatros e festas oficiais. Todos os dias acontecerão shows no grande auditório”, lembra o presidente do Ciosp. 

O diretor do Congresso destacou ainda que 600 idosos receberam atendimento especializado. O projeto, batizado de Odontologia Comunidade, começou em 1992 com atenção às crianças de escolas públicas e entidades carentes, e se estendeu até 2007, quando foram atendidas cerca de duas mil crianças por congresso. Uma equipe as orienta sobre câncer bucal, higienização e alimentação, entre outros assuntos.  

Cleber Mata