Série de encontros debate educação ambiental e comunicação em resíduos sólidos

Objetivo da primeira atividade foi conhecer estratégias, planos e metas da iniciativa privada para o segmento

qui, 09/07/2020 - 17h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), deram início nesta terça-feira (7) a uma série de quatro encontros virtuais para discutir e mapear ações de educação ambiental e comunicação focadas na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

Para a primeira edição, com o tema “Benchmarking Educação Ambiental & Comunicação para RSU: Iniciativas do setor empresarial”, foram convidados os executivos da D4G, Felipe Soutello; do CEMPRE/TetraPark, Valéria Michel; e da Virada Sustentável, André Palhano.

O evento também contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do subsecretario de Meio Ambiente, Eduardo Trani e do coordenadores de Educação Ambiental da SIMA, Malu Freire e José Valverde, do CIRS.

“Eu vejo na Educação Ambiental o grande caminho para mudar essa realidade”, disse o secretário Marcos Penido, na abertura do evento. “Cabe ao Estado esse papel de fomentar com os parceiros municipais a aplicação da política pública nacional e estadual dos resíduos sólidos”, complementou Eduardo Trani.

Práticas

O foco do encontro foi buscar entender as ferramentas, iniciativas ou práticas que o setor empresarial vem aplicando e que merecem ser replicadas. “Felizmente, houve uma conjunção de atores da iniciativa pública e privada que fez com que a gente tivesse espaço para o projeto acontecer. O Recicla Sampa é para que a população participe da cadeia de reciclagem no município”, comentou Felipe Soutello.

“Ao longo dos anos publicamos diversos materiais pra exemplificar toda a cadeia, porque ter informação correta faz toda a diferença. A educação sempre foi um pilar, pois, sem ela, não adianta ter a cadeia recicladora. Ela é a linha que une todos os elos da cadeia”, destacou Valéria Michel.

“A necessidade de campanhas atraentes para o público em geral é muito recente. Só com uma comunicação palpável vamos conseguir dar suporte e gerar interesse e isso se reflete em cobrança da população”, registrou André Palhano.

“É uma oportunidade preciosa que temos de fazer a educação ambiental ganhar corações e mentes. Para nós, é muito importante essa troca de experiência para vermos como potencializar as ações”, concluiu a coordenadora de Educação Ambiental da SIMA, Malu Freire.

“A implementação da Política Nacional de Resíduos passa pela articulação com a Política Nacional de Educação Ambiental. São Paulo também conta com suas Leis Estaduais e isso nos estimula no âmbito do CIRS de conhecermos e integrarmos ações com diversos programas e projetos desenvolvidos por outros segmentos da sociedade”, finalizou o coordenador do CIRS, José Valverde.

A reunião foi moderada pelo membro do CIRS, Ivan Mello e Natasha Keber da CEA. O próximo encontro ocorrerá no dia 22 de julho, às 14h, e tratará das iniciativas do Terceiro Setor em Educação Ambiental e Comunicação para a Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos. As inscrições para o seminário online podem ser realizadas pela internet.