“Ser voluntária é se colocar no lugar do outro”

Oli Minutti, voluntária no Icesp “O que eu ganhei nesses anos de voluntariado? Acho que foi a possibilidade de me colocar no lugar do outro. Acho não, tenho certeza! Em […]

ter, 18/10/2016 - 12h28 | Do Portal do Governo

Oli Minutti, voluntária no Icesp

“O que eu ganhei nesses anos de voluntariado? Acho que foi a possibilidade de me colocar no lugar do outro. Acho não, tenho certeza! Em todos esses anos à frente da equipe de voluntariado do Icesp – onde estou desde a inauguração, em 2008 – eu ficava me perguntando o porquê de Deus ter me colocado aqui. Aqui, onde eu sempre vejo de perto os momentos de tristeza dos pacientes e de seus familiares. Até que um dia, há cinco anos, minha filha recebeu um diagnóstico de câncer na tireoide, um câncer que chegou aos linfonodos. E eu entendi que estar aqui foi uma espécie de preparo para ter forças para cuidar da minha filha. Eu mudei de posição. Passei para o outro lado.

Fala-se muito do paciente, mas nós também temos muito cuidado com o acompanhante, porque ele fica tão sensibilizado quanto o paciente. Às vezes até mais, porque ele larga o emprego para vir aqui e esperar seu familiar passar seis horas na quimioterapia.

É muito bonito ver que a gente ajudou alguém. Quantas vezes entram por essa porta mulheres cabisbaixas porque têm uma festa para ir, um casamento, e estão sem os cabelos, com a autoestima abalada… Aí, a gente dá lenços, perucas, as voluntárias ensinam a amarrar os lenços de uma forma bem bonita, começam a brincar com elas, falam para elas passarem um batom, colocarem brincos de argola. E os rostos das pacientes mudam, elas saem felizes daqui. E isso me dá muito prazer.”

——————————————————————————————

Oli Minutti é coordenadora do Programa de Voluntário do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). A unidade recebe doações de parceiros e doa às pacientes em tratamento perucas, lenços e oferece oficinas de artesanato. Oli está no Icesp todos os dias, desde 2008. 

#OutubroRosa

Veja mais histórias no especial Outubro Rosa.

Do Portal do Governo do Estado