Sensor licenciado pela Unicamp analisa qualidade de combustível

O sensor é calibrado para identificar as concentrações de componentes a cada segundo ou microssegundo

qua, 09/01/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um sensor capaz de medir em tempo real os valores de concentrações na mistura de álcool e gasolina no tanque de um carro flex fuel. O sistema transmite os dados coletados por meio de fibras ópticas e detecta também adulterações e a presença de água e produtos estranhos no combustível.

O sensor, já licenciado pela Unicamp, será desenvolvido e comercializado pela empresa Click Automotiva. É calibrado para identificar as concentrações de componentes a cada segundo ou microssegundo. Permite conferir a qualidade do combustível enquanto corre pelo duto na indústria, nos depósitos das agências de distribuição, na chegada ao posto de gasolina, até o consumidor final.Verificação antes e depois – Segundo o coordenador das pesquisas, professor Carlos Suzuki, o dispositivo vai beneficiar toda a cadeia produtiva dos combustíveis. E é diferente da verificação convencional do material, que exige envio de amostras para análise em laboratório e demora uma hora até ser finalizada.

Pela técnica criada na Unicamp, o sensor é instalado no escapamento do veículo flex e avalia a mistura somente após a queima. “O ideal é usar o sensor no momento de entrada do combustível e não apenas na sua queima”, observa Suzuki.

Esta é a primeira vez que a fibra óptica é utilizada para essa finalidade. Esta tecnologia surgiu no início da década de 1970, a partir de projeto firmado entre a Unicamp e a Telecomunicações Brasileiras (Telebrás).

Da Unicamp

(M.C.)