Seminário: Secretário da Ciência e Tecnologia abre o Metrologia 2000

Evento tem início nesta segunda-feira, dia 4

sex, 01/12/2000 - 18h33 | Do Portal do Governo

De 4 a 7 de dezembro, realiza-se no Centro de Convenções do International Trade Mart (avenida Eng. Roberto Zuccolo, 555, Vila Leopoldina, São Paulo/SP) o ‘Metrologia’2000 – Congresso Internacional de Instrumentos de Medição e Feira de Metrologia’.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, José Aníbal abre o evento no Palácio dos Bandeirantes, na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 19h00, oficializando as boas-vindas à comunidade internacional que participa desse processo de interação.

O Metrologia’2000 reunirá especialistas de diversos países. É parte de um esforço integrado para inserir a metrologia brasileira no cenário internacional, acelerando a competitividade da indústria com práticas modernas e compatíveis com a economia globalizada.

O Metrologia’2000 obedece a uma programação especial e celebra os 500 anos da Descoberta do Brasil; homenageia o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria, em seu 101º aniversário de criação e total envolvimento com a metrologia; e também o centenário da teoria quântica de Max Planck, considerada a gênese da metrologia moderna, baseada em constantes físicas.

O apoio do governo paulista ao Metrologia’2000, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, tem como meta aumentar a eficiência e a competitividade do parque produtivo paulista e nacional. ‘Estamos cientes da importância que a metrologia desempenha na parceria necessária entre a ciência, a tecnologia e a preservação do meio ambiente para a alavancagem do moderno processo de desenvolvimento econômico, político e social de organizações e de nações. Trata-se de um evento importante para o mundo dos negócios, da indústria e da inteligência em ciência e tecnologia. São Paulo transforma-se em vitrina da competência técnica em metrologia. É a grande oportunidade para fomentar o desenvolvimento dos atores responsáveis pelo progresso e o desenvolvimento das forças produtivas nacionais’, analisa o secretário José Aníbal.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Metrologia com a colaboração do Inmetro, IPT, Senai, Fiesp, Abimaq e Remec. Abre espaço para um fórum sobre oportunidades de negócios industriais, uma feira de fabricantes de instrumentos de medição e alinha seis importantes eventos em metrologia: ‘Semetro’2000 – IV Seminário Internacional em Metrologia Elétrica’, ‘Metrolecom’2000 – II Seminário de Metrologia em Telecomunicações’, ‘Semel’2000 – II Seminário Internacional em Metrologia Legal’, ‘Metrochem’2000 – II Congresso Interamericano de Metrologia em Química’, ‘Metropt’2000 – Avanços na Aplicação de Metrologia Óptica’ e ‘Enlab’2000 – II Encontro Nacional de Laboratórios Certificados’.