Seminário online apresenta as aves do Horto de Tupi, em Piracicaba

No evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, foram abordadas a importância ecológica dos animais e suas relações com a floresta

ter, 09/06/2020 - 10h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Instituto Florestal

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foi realizada uma videoconferência sobre as aves da Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba, no interior de São Paulo, na última terça-feira (2). No seminário online, foram abordadas a importância ecológica dos animais e suas relações com a floresta.

As apresentações foram conduzidas pelo biólogo e guia de observação de aves Valdir Felipe, além do pesquisador científico do Instituto Florestal (IF) Alexsander Antunes. Valdir apresentou as atrações dos 198 hectares da unidade, também conhecida como Horto de Tupi, desde as belezas paisagísticas até sua infraestrutura.

O biólogo mostrou ainda alguns dos benefícios da observação de aves, como a interação social entre diferentes públicos, já que as atividades realizadas no Horto são gratuitas e participam pessoas de todas as idades. A atividade também contribui com o conhecimento, onde pessoas comuns que praticam o birdwatching geram dados científicos.

Um exemplo disso é fato de que o plano de manejo da unidade, do ano de 1999, apresentava 54 espécies de aves. Observando dados da plataforma eBird, que recebe registros de observadores, em 5 anos foram levantadas 164 espécies na área, sendo 13 endêmicas da Mata Atlântica.

Remanescentes florestais

Alexsander Antunes alertou para a fragilidade dos remanescentes florestais. “Apesar do processo positivo de regeneração que vem ocorrendo pelo estado de São Paulo, a população precisa ficar atenta e cobrar os poderes públicos para ampliação e conservação destes espaços”, defendeu o ornitólogo.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento e tiveram a oportunidade de fazer perguntas e dar contribuições aos palestrantes e medidores. O Webinar foi realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do IF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA).

“Foi uma oportunidade para todos conhecerem um pouco mais sobre as aves que temos no Horto”, afirmou a especialista ambiental do IF Maria Luísa Bonazzi Palmieri. “Conhecendo um pouco mais das aves que habitam o Horto, as pessoas poderão perceber que, talvez algumas delas, também podem ser visualizadas no ambiente urbano. E, assim, estimular a consciência para a conservação das áreas naturais.”, completou a bióloga da SEDEMA Elizabeth da Silveira Nunes Salles.